TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Tuesday, January 25, 2011

INTEMPÉRIES DA NATUREZA

INTEMPÉRIES DA NATUREZA

Noutras circunstâncias ou noutros tempos, não conseguiríamos dominar o pavor que nos infundia a paisagem escura, mas não misteriosa, a nossa frente, ao nosso redor, quando vagavam pelos céus em forma de nuvens escuras, um estanho desenho formado pela natureza anunciando um temporal. Essa situação nós costumamos nominá-la de intempéries. Uma derivação latina como a maioria das palavras portuguesas, intempérie, que representa os rigores das variações das condições atmosféricas, tais como: temperatura, chuvas, ventos, umidade, bem como a mau tempo. O mau tempo tem preocupado o orbe inteiro, pois furacões, terremotos associados à prática de atividades daninhas a natureza pelo homem muitas vezes expõe seus adeptos a algumas intempéries.

Dessa vez o quase infortuíto de um metodista norte americano por volta de 1836 serve como deixa para continuar pensando sobre o sentido geral dessas práticas. O excesso de chuvas tem preocupado as autoridades governamentais, pois o número de desabrigados é muito grande associado ao número de mortos e desaparecidos. Não sabemos por que a defesa civil não toma providências em época oportuna para a retirada de inúmeras famílias que residem em áreas de riscos. Podemos atribuir os acontecimentos indesejáveis como a violência, as enchentes, os dilúvios, os terremotos, aos desígnios divinos? Achamos que não, mas tem gente que acredita ser castigo de Deus.

O descaso político é notório, visto que todos os anos as mesmas desgraças acontecem e milhares de pessoas perdem as suas vidas em decorrência da irresponsabilidade política. Cada vida é uma história a ser escrita cabe a cada pessoa escrever seu próprio destino, a liberdade excessiva é perigosa. Pelos graves acontecimentos na zona serrana do Rio de Janeiro, onde perderam a vida mais de 800 pessoas a nossa presidente quase não tem aparecido na mídia para informar quais as providências que o Governo Federal tem tomado. Até agora a manifestação da presidente brasileiro tem sido tímida demais. O ofuscamento da presidente é notório por todos.

Fortaleza sofre com a grande calamidade causada pelo grande volume de chuvas, passar pelas avenidas principais da capital cearense se se tornou tarefa difícil após as últimas chuvas caídas. Buracos e mais buracos surgem mostrando que as obras realizadas anteriormente não tiveram o planejamento bem feito como deveria e nos parece que o toque de caixa falou mais alto. Nos deixa transparecer pela péssima qualidade dos serviços prestados que alguém deve está lucrando à custa dos impostos pagos pela população. Se os responsáveis por obras mal feitas ressarcissem estado ou prefeitura, o cuidado na execução de outras obras teria um cuidado especial. Perigo e paciência, obras e buracos deixam vias intransitáveis e todo cuidado é pouco. As aparições do governador do estado do Ceará e da prefeita para darem informação sobre as providências que devem ser tomadas para minorar os sofrimentos dos que moram em áreas de risco quase inexistiu. Alias ninguém quer nada com nada e em consequência a população continua sofrendo com a irresponsabilidade política.

Basta à chuva começar e vários pontos de alagamento se formam. Motoristas e pedestres têm de se desdobrar se quiserem resolver os afazeres do dia. Quem está a pé fica praticamente sem calçada. Já os motoristas se arriscam e tentam desbravar as águas com o carro. Em dia de chuva, avenidas viram rio e trânsito para. Buracos se alastram em 48 horas e nenhuma providência é tomada com a urgência necessária. Em dia de chuva, é preciso estar atento ao dirigir, ter cuidado na hora de escolher os caminhos a seguir e muita paciência para encarar os engarrafamentos pela cidade. Além dos pontos de alagamento, é preciso evitar ruas e avenidas interditadas e fugir dos buracos. É lamentável a situação em que se encontra a capital cearense em que a prefeita Luizianne Lins insiste em afirmar vamos construir a Fortaleza Bela. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIRCE- DA UBT E DA AVSPE

No comments:

Post a Comment