TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Sunday, May 22, 2011

AS DIFICULDADES QUE ENFRENTAMOS

AS DIFICULDADES QUE ENFRENTAMOS

“É o modo com que passas a exprimi-los, cedendo de ti mesmo naquilo que o Senhor te emprestou para distribuir, porquanto a atitude é o fator de fixação desses ou daquele sentimento no vasto humano”. (Emmanuel).

O desejo por que luto é que a minha alma consome: poder sonhar um minuto onde bordaste o teu nome... De uma estranha arquitetura, parece, à primeira vista, que o pinheiro se afigura um arranha-céu modernista. Mais uma demagogia circula pelas mídias escrita de nosso País. Erradicação da miséria. A pobreza além dos números. O Governo apresenta este mês o programa de combate à extrema pobreza. O Povo mostra a realidade além dos números. 4% dos brasileiros - é o percentual do País que é residente no Ceará. 10% dos miseráveis - é o percentual aproximado de pessoas em extrema pobreza do País que vivem no Ceará. 

No hospital, às vezes a gente é atendido, às vezes não. “Tratam a gente como se a gente não fosse ninguém”, afirma Dona Santa, 65 anos, aposentada e dona de casa.
Sem contar que a informalidade cresce em progressão geométrica, pois tudo são comercializados e em sua maioria produtos pirateados. Combater a miséria com distribuição de bolsas não será a solução, pois o mais correto seria empregar os que estão desempregados e tirar da ociosidade uma gama de pessoas muito grande. As faces da miséria na Cidade de deus cearense. Os moradores do bairro localizado no município de Umirim sofrem com a falta de saneamento básico e com as quase inexistentes oportunidades de emprego. 

O tráfico de drogas também é um problema na comunidade. De acordo com o censo do IBGE, 16,2 milhões de pessoas em todo o Brasil possuem renda mensal de R$ 70 per capita e será o alvo do programa sem miséria, do Governo Federal. Caracteriza problema extrema, além da renda, o governo levou em conta aspectos como a infraestrutura das residências, o nível de escolaridade e idade dos moradores. O plano envolve ampliação nos programas de transferências de renda, acesso a serviços públicos como saúde, educação e saneamento básico e, ainda, inclusão produtiva. O ranking das regiões com os maiores índices da população em situação de miséria: 18,1% e 16,8%, respectivamente. Para se ter uma ideia, de cada cem brasileiros na extrema pobreza, 75 moram ou na região Norte ou Nordeste. 

De acordo com os moradores, a “pixotada toda tá dando para ser marginal”. Os pais afirmam que nunca tiveram condições de estudar, mas gostariam de vê-los formados. Segundo pesquisa do jornal O Povo de Fortaleza, que percorreu, durante uma semana, o município de Umirim e a periferia de Fortaleza, a fim de encontrar quem é como vive e o que faz a população que vive em extrema pobreza. A pobreza é um problema crucial que aflige todo o território brasileiro, em todas as regiões e não tão somente a região Norte e Nordeste. A pobreza se fortaleza pelo numero de favelas que fazem a psicosfera brasileira. As favelas existem em todo o Brasil do Oiapoque ao Chuí. Acabar com a miséria no Brasil em quatro anos é humanamente impossível, mas os que fazem a politicagem nesse País continental soam como reeleição. 

Já estão preparando o terreno tentando ludibriar a população que já está estressada emocionalmente de tantas promessas e enganos. Esse filme passou no governo Lula e continua no governo Dilma Rousseff. A pobreza brasileira está fortalecida de ilusão de demagogos baratos que sem nenhuma ética fazem promessas mirabolantes que não poderão cumprir em pouco espaço de tempo.
O cenário da pobreza tem com artista principal o - Bolsa Família que se transformou na única renda dos pobres brasileiros e ainda tem políticos que desviam referidas bolsas. Na falta de emprego, o - Bolsa Família passa a ser o responsável pela sobrevivência de famílias no interior. A famigerada bolsa vicia quem receba, pois a maioria de nossa população se conforma com pouco, e o pouco que recebe leva-o a preguiça, e em consequência não querem mais trabalhar. O jargão popular: “Não dê peixe ao homem, mas ensine-o a pescar” se aplica bem a essa situação. A criação de empregos, a educação das crianças, programas de saúde para a população carente, criação de cursos de técnicos agrícolas surtiria mais efeito, do que uma simples esmola.

O submundo dos viadutos é uma calamidade pública. A vida sub-humana debaixo dos viadutos das periferias mostra o descaso do governo para com a população. Sem saneamento básico, sem água encanada e sem energia elétrica, dezessete famílias moram embaixo do viaduto da Avenida Mister Hull, no bairro Antonio Bezerra. Eles vivem dentro de amontoados de restos de madeira. Esse filme é repetido, pois não é a primeira vez que famílias se instalam naquele local. Eles saem e voltam outros, nos deixando a impressão que alguém quer usufruir lucro, através da miséria dos outros. Aliás, essa atitude já se tornou rotineira nos bairros periféricos de Fortaleza. Guerrilha – Relatório aponta presença da Farc até em Fortaleza. Documentação fala de viagens de membro da cúpula do grupo guerrilheiro colombiano à capital cearense. A presença de Fortaleza entre as cidades brasileiras citadas é a novidade do relatório. De resto, a suspeita de que as Farc de alguma forma atuam no Brasil é presença constante na pauta política, especialmente pela oposição.

Classes C e D representam 77% da população. O processo de mudança de classes, especialmente das classes D para C e desta para a B, identificado no País, na passagem de 2010 para 2011, foi menos vigoroso no Estado do Ceará.  A classe C do Ceará representa 3,6 milhões de pessoas ou 56,3% da população urbana. Com pouco mais de um milhão de domicílios é a que mais consome, tanto em quantidade quanto em valor. É responsável por 42,8% do consumo estadual de 2011. Ceará negocia voos para Moscou. O ponto de conexão entre a capital do Ceará e a capital da Rússia será Madri, na Espanha, que já tem voos diretos para as duas cidades. A rota ainda está em negociação, segundo informou a SETUR. Desde fevereiro de 2011, a Ibéria opera voos de Fortaleza e Recife para Madri. São três partidas por semana. Neste primeiro ano, a companhia quer transportar 80 mil passageiros.

Conselho vai fiscalizar Minha Casa Minha Vida. A ideia é evitar irregularidades como a comercialização de unidades que não se enquadram no programa dentro do limite de renda familiar ou do valor da moradia. Se forem verificadas irregularidades no – Minha Casa, serão aplicadas sanções administrativas imediatas tanto nos corretores quanto nas imobiliárias envolvidas nos problemas que por ventura forem constatados. Governo vai mudar previdência estadual. Titular da Secretaria da Fazenda do Estado, Mauro Filho confirma que previdência do Ceará passará por alterações. Embora não haja um modelo definido nem prazo para que mudanças ocorram, a intenção é reestruturar o sistema, que, apenas em 2010, acumulou déficit de R$ 467,8 milhões, cobertos pelo tesouro estadual. 

É de se estranhar tanto déficit, pois se levarmos em conta a quantia que é descontada dos servidores estaduais e os serviços prestados por hospitais e médicos cooperados, a previdência hora mencionada deixa muito a desejar. Seria de bom alvitre uma inspeção no setor para uma avaliação séria, pois como a corrupção campeia em todos os setores governamentais, uma pulga fica a beliscar em nossas orelhas. Será que está havendo desvio de arrecadação ou não? Que o governo apure e dê uma satisfação aos associados que descontam quantias exorbitantes dos seus vencimentos. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA ACE- DA AOUVIRCE- DA AVSPE

No comments:

Post a Comment