TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Thursday, February 16, 2012

SEMBLANTE DE UMA SALA DE AULA


SEMBLANTE DE UMA SALA DE AULA


“O homem perde muito tempo sobre a Terra. Estaciona por longos anos à margem da estrada que lhe compete percorrer. Distancia-se de suas possibilidades. Vê passar à juventude. Assiste ao declínio das forças físicas. Prepara a vida inteira quase, para o que nunca fará”. (Irmão José).

Não fique no ócio, saia da letargia e haja sempre com o viés direcionado ao próximo. Praticando o bem, terás as benesses de uma vida digna e de muito esplendor. Temos presenciado com certa constância, a luta dos heróis anônimos em busca de melhores condições de trabalho, e uma realização social mais proveitosa. Notamos através do cotidiano diário, que a educação da sociedade está claudicante, visto que a diretriz do mal não escolhe raça, e nem condição social. A presença na educação de psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais é obrigatória. O semblante das salas de aulas de diversas escolas públicas é o pior possível. Estamos chegando à conclusão de que a população de nosso País, precisa urgentemente passar por uma educação efetiva, com aulas de civismo, patriotismo, educação social e convivência pacífica.

Professores de escolas públicas se desdobram para cumprirem a sublime missão de ensinar, mas muitas vezes são ameaçados por alunos que distorcem sua finalidade no rol escolar. Almejam praticar dentro da sala de aula aquilo que aprenderam nas ruas. É lamentável sobre todos os aspectos. Drogas de todos os matizes rondam a psicosfera escolar e mesmo com uma vigilância ostensiva, eles conseguem burlar e repassar drogas para dentro dos estabelecimentos de ensino. O écran de um grande número de colégios é de preocupação em consequência, os professores se tornam vítimas de alunos mal educados. É bom frisar que a missão familiar em termos de educação deixa a desejar.

Os pais se eximem de culpa por negligência, ou neofiticidade, pois querem atribuir a educação de seus filhos aos professores por desconhecerem totalmente a responsabilidade familiar e os deveres inalienáveis sobre o pátrio poder e na responsável maior na educação de seus filhos. O antigo Pátrio Poder mudou no novo Código Civil para Poder Familiar. Na época do antigo Código Civil (1916) quem exercia o poder sobre os filhos era o pai e não se falava no poder do pai e da mãe (pais). Mas esta situação mudou e hoje a responsabilidade sobre os filhos é de ambos. O que se nota é a insatisfação dos profissionais de ensino, visto que um grande número de estudantes está fora dessa responsabilidade social. Os filhos enquanto são menores de 18 anos estão sob o poder dos pais e não pode praticar atos da vida civil sem a autorização deles. Estar sob o poder significa que os filhos devem obediência e respeito em relação aos pais e estes têm o dever de sustentá-lo e dar assistência moral, emocional e educacional.

Na realidade vivencial esse poder fraqueja e os pais querem repassar a responsabilidade para os professores. Para que haja uma interação mais proveitosa, um elo deve ser formado. Entretanto, alguns pais fogem a responsabilidade quando são convocados para as reuniões entre pais e mestres. É bom frisar que apesar da separação ou do divórcio a situação obrigacional não se altera, ou seja: “A separação judicial ou divórcio dos pais não altera nada a questão do poder familiar, o que se estabelece neste caso é a guarda da criança (com quem vai ficar), as visitas (daquele que não tem a guarda) e o valor da pensão alimentícia a ser paga, mas ambos continuam responsáveis”. (grifo nosso).

O governo também está inserido nessa responsabilidade social. Se os pais fossem punidos pela ineficiência na educação de seus filhos, a situação tenderia a diminuir. Se o governo cumprisse seu dever proporcionando aos educadores condições salutares de trabalho e colocando a disposição das diretorias escolares profissionais especializados em assistência social, psicopedagogia e psicologia o écran seria mais brilhante e a aprendizagem mais proveitosa. Resta-nos acreditar que isso será possível um dia. A questão é de boa vontade, de responsabilidade social, onde os governantes deveriam trabalhar com viés voltado para a socialização da sociedade, mas o primordial não acontece em virtude de nossos políticos trocarem a política pela politicagem.

Responsabilidades mútuas tanto para pais, quanto para governo. Senão vejamos: “A lei enumera casos que, quando ocorrem reiteradamente, o juiz pode decidir pela perda do poder familiar. São os castigos exagerados à criança, deixar o filho abandonado ou ainda praticar atos que são imorais. A grande preocupação da lei é proteger a criança que algumas vezes sofre abusos dentro da sua própria casa”. E as crianças que vivem perambulando pelas ruas e avenidas das grandes metrópoles cometendo atos escusos qual a providência que os governos tomam? Nenhuma com certeza.

O número de viciados em drogas aumenta, a prostituição infantil evolui, a pedofilia cresce e o governo não comparece. A ausência do governo nas suas atribuições faz com que a violência aumente, a mortalidade cresça através dos assassinatos, da bandidagem, do tráfico de drogas, do consumo exagerado do álcool e de outras mazelas que deveriam ser evitadas. Quando existe um clima de intranquilidade é sinal que o governo não está proporcionando a população uma gestão de qualidade, em consequência a corrupção aumenta, a imunidade e a impunidade crescem, os xadrezes superlotam a segurança fraqueza, o povo se tranca dentro de casa com receio da morte. O semblante negro de uma sala de aula leva a derrocada qualquer cidadão, e em consequência a população. Essa sala de aula pode ser as ruas e avenidas das grandes cidades, que virou um cenário de guerra onde ninguém se entende. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA AVSPE.•.

No comments:

Post a Comment