TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Wednesday, April 22, 2009

ALCOÓLICOS OU ALCOÓLATRAS

ALCOÓLICOS OU ALCOÓLATRAS


Estas duas palavras teriam a mesma sinonímia ou o mesmo significado? Talvez sim ou talvez não! Da junção de álcool + - latra tem como adjetivação ligada a pessoa que se entrega ao alcoolismo, viciada na ingestão de bebidas alcoólicas; alcoólico, alcoolista, etilista. Esta seria a sinonímia de alcoólatra, mas alguns estudiosos dizem que o alcoólatra é a pessoa que tem culto ao álcool, enquanto o alcoólico é o dependente da bebida alcoólica. Um grupo se formou e vem executando um trabalho fenomenal na recuperação dos viciados chama-se AA (Alcoólicos anônimos) e não alcoólatras anônimos. Por este diapasão, por esta vertente logo concordaremos com a diferenciação entre as duas palavras. A bebida alcoólica, através dos tempos, vem suportando ou resistindo às variantes e as mudanças de hábitos e costumes da população mundial, onde o álcool é ponto forte. Alguns países não sofrem com este problema crônico, principalmente os países árabes ou de populações muçulmanas. Hoje se mantém um índice muito grande e elevadíssimo de consumo entre jovens, adultos e até idosos. Algumas tribos, ou silvícolas já consomem o álcool em grande quantidade, depois que entraram em contato com o homem ‘civilizado’.


A estimativa de consumo sempre aumenta em gênero, número e grau. Fala-se no consumo social, mas este consumo não existe são apenas paliativos para os que bebem semanalmente, ou bebem pela semana inteira. Não existe o bebedor social, mas sim o moderado, ambos correm o risco de num futuro bem próximo tornarem-se alcoólicos. Já o compulsivo é um doente e dependente do álcool que precisa urgentemente de tratamento, pois está sujeito a várias doenças e uma delas a cirrose hepática. Evitar o consumo de álcool hoje é muito difícil, visto que em todos ou quase todos os lugares em que a população freqüenta, seja batizado, casamento, noivado, festas de aniversário, shows e comemorações diversas o álcool está presente. No ritual da missa os padres já estão substituindo o álcool pelo suco de uva, já que a quantidade de padres viciados em álcool aumentava em grandes proporções.


O pior de tudo é que os viciados causam em detrimento da família, pois além da sua destruição, lares são desfeitos, crimes são cometidos, a violência aumenta, principalmente contra as mulheres, idosos e crianças. O álcool é tão prejudicial que o convívio com o viciado torna os conviventes em futuros viciados. Quem convive com viciados sofre demais, pois os viciados em estado de alta embriaguez tornam-se agressivos e violentos em sua maioria. Os mais caretas vão direcionar suas palavras para o doente afirmando: “abandona! Parece fácil, porém a realidade é mais dura do que se supõe. O futuro dos filhos está em jogo como também o destino da família do viciado. O pior e mais triste é quando a mãe de família é uma viciada. A cura depende em maioria dos casos do estímulo e da força de vontade do adoentado pelo vício. Depois da consolidação do vício somente uma educação bem forte aliada à força de vontade poderá surtir o efeito esperado.


O mais hilariante de tudo isto pé que sendo uma das drogas mais perigosas, é lícita e quem arrecada mais com a venda ou o consumo é o governo. As finanças e a condição social de um viciado serão alterada em algum ponto ou diretriz que culminará com a derrocada total ou parcial dele. A abstinência do álcool causa pânico, tremedeira, estado de sudorese total, visão de imagens que somente o viciado presencia em suas alucinações. É triste e lamentável e essa situação não pode ser ignorada, pois quase que diariamente vemos as calçadas, praças, e outros logradouros públicos repletos de consumidores de álcool e as calçadas que seria dos pedestres normalmente estão cheias de mesas e cadeira e os mais afoitos tomam espaços das próprias ruas. É lamentável. O alcoolismo pode ter alguma ligação obsessiva, neste caso além do tratamento médio é necessária uma assistência espiritual. Pai afasta de mim este cálice, pois a bebida em demasia é um câncer sem cura e que tem vitimado muitas vidas, tanto de coma alcoólica, afogamentos, atropelamentos, discussão com morte, agressões físicas e morais e acidentes de carros, normalmente fatais.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

No comments:

Post a Comment