TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Tuesday, June 23, 2009

JORNAL O POVO NOTIFICA NOVA DOENÇA

JORNAL O POVO NOTIFICA NOVA DOENÇA

O grande Paulo Freire em seu livro “Pedagogia da Autonomia” diz: “A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, o ativismo”. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Quem ensina, ensina alguma coisa a alguém. Inteligentíssima as afirmações do grande pedagogo que fala dos saberes e diz que estes são necessários à prática educativa. Concordância em gênero, número e grau. Na filosofia o ativismo refere-se à doutrina que faz da atividade a essência da realidade; atualismo. A doutrina que admite algum tipo de oposição entre a ação e os domínios diversos do conhecimento, e que dá primazia à ação, primazia que comporta diferentes graus e definições, conforme acepções de naturalismo, humanismo e pragmatismo (As doutrinas de C. S. Peirce, W. James, J. Dewey e do literato alemão Friedrich J. C. Schiller (1759-1805), cuja tese fundamental é que a verdade de uma doutrina consiste no fato de que ela seja útil e propicie alguma espécie de êxito ou satisfação).

Na literatura é um estilo impressionista em que se empregam os gêneros literários para propaganda de ideias políticas e as famigeradas militâncias políticas. O dom pessoal é saber receber críticas construtivas e não somente elogios. Muitas instituições midiáticas não aceitam que leitores mais exigentes mostrem erros que muitas das vezes acontecem com naturalidade, visto que nenhum ser humano tem a intenção do erro proposital. Citada mídia foi alertada sobre um erro de grafia “EMBRIAGUÊS” e foi notificada sobre a correta EMBRIAGUEZ. O responsável pela redação não deu a mínima para o leitor assinante e colaborador do matutino cujo nome está citado no título da matéria.

Citamos como exemplo uma matéria intitulada de CASUAL OU CAUSAL de nossa autoria. Fizemos o nosso relato e encaminhamos ao setor competente da mídia epigrafada. Dissemos o seguinte: “Por diversas vezes somos criticados quando erramos. Diz o jargão popular que: “errar é humano”, mas podemos acrescentar uma variante para este clichê: “depende do erro”. Um dos maiores escritores brasileiros de antanho, Monteiro Lobato afirmava que: “A luta contra o erro tipográfico tem algo de homérico. Durante a revisão, os erros se escondem , fazem-se invisíveis. Mas, assim que o livro ou artigo saem ou são publicados, tornam-se visibilíssimos, verdadeiros sacis vermelhos a nos botar a língua e os olhos em todas as páginas. Trata-se de um fenômeno que a ciência não conseguiu decifrar”.


Existe um profissional conhecido como Copy Desk, ele é o homem chave para qualquer empresa jornalística e para quem trabalha com mídia escrita. Profissional responsável pela correção de textos em meios de comunicação escrita. A sua tarefa é detectar e corrigir gralhas e erros gramaticais e lexicais nas peças e outras escritas. Na página 10 do grande jornal o Povo, do qual sou assinante, uma palavra me chamou a atenção e faz parte de uma matéria envolvendo policiais. No quadro ‘E Mais’ vemos a palavra embriaguês, no entanto a maneira correta é embriaguez.

Temos outras, mas não citaremos por questão de ética. Um jornal da qualidade do Povo não pode se dá ao luxo de cometer tantas gafes, mas cremos que os deslizes cometidos, são com o intuito de acertar. A mídia que se preza não pode discriminar o colaborador só por questões de críticas construtivas, ao comentar alguns erros encontrados no determinado jornal (O Povo). Publicar só elogios é água com açúcar qualquer ser vivente pode beber sem medo.

Caros amigos do jornal o Povo de Fortaleza, recebemos comunicados de que determinadas matérias não são publicadas por extensão do conteúdo. Quando o leitor colaborar é uma pessoa simples a importância da matéria não é levada em conta, mas se artigos partirem de autoridades conhecidas é bem provável que o jornal publique página inteira. Pensem nisso! Afinal todos nós erramos. Como dissemos em nossos reclamos, não nos deram ouvidos e por esta razão queremos anunciar que uma ‘nova doença’ foi descoberta pela mídia em alusão. “Dia 5 de junho de 2009, na página de esportes ao anunciar a morte do ex-atleta Lúcio Sabiá o jornal se referiu a doença que causou a estagnação biológica do atleta. Lúcio Sabiá zagueiro que marcou época no futebol cearense e potiguar, Lúcio Lones Alves de Sousa, o Lúcio Sabiá, 54, morreu na manhã de ontem, na Santa Casa de Misericórdia, após ser internado na última segunda-feira com trombose.

“Trombose palavra de derivação grega thrombósis, 'coagulação', sua patologia refere-se à coagulação do sangue processada, durante a vida, dentro do aparelho circulatório e em extensão e localização variáveis. Continua a matéria..., segundo o amigo Expedito Neto, ex-atacante do Tiradentes, o zagueiro sofria de “SIRROSE”. Pelo que aprendemos nos bancos escolares a palavra escreve-se com C e não com S como está no jornal. O correto seria CIRROSE, patologia médica que corresponde à inflamação intersticial crônica de qualquer órgão, doença crônica do fígado, da qual existem alguns tipos, caracterizada pela associação de lesão dos hepatócitos, desenvolvimento excessivo de tecido conjuntivo e formação de nódulos de regeneração, cirrose hepática.

Queremos lembrar aos que fazem este grande jornal que o leitor quer sempre o bem da mídia escolhida como preferencial para sua leitura, mas às vezes o leitor-colaborador se sente magoado por ter sua matéria preterida por outra e o motivo muitas das vezes não condiz com a realidade. Não existem maldades em nossas conotações e sim um alerta para que O Povo se torne cada vez mais uma mídia forte e de qualidade insofismável. E além do mais, por ter sido aprovado na Câmara Municipal de Fortaleza requerimento de autoria do vereador Adail Fernandes Vieira Júnior solicitando o registro nos Anais desta Casa Legislativa do Editorial publicado no O POVO intitulado: “Vacina contra o erro”, publicado na edição do dia 13 de maio último. (Vereador Marcus Teixeira – Primeiro Secretário). Indagamos novamente se a vacina já está surtindo o efeito desejado? Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

No comments:

Post a Comment