TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Friday, July 3, 2009

PRINCÍPIO VITAL

PRINCÍPIO VITAL

Nome que denota início, começo, criação. Tem como ponto primordial a união no tocante ou respeitante à vida. Próprio para a preservação da vida de todos os matizes, e de uma importância capital, fortificante e essencial a ela. Têm outras sinonímias como aura, ciclo, espaço e espíritos vitais. É, na verdade o começo da vida. O principio geral da vida material comum a todos os seres orgânicos: homens, animais e plantas. Deriva do latim principiu e refere-se ao momento, local ou trecho em que algo tem origem. Causa primária, elemento predominante na constituição de um corpo orgânico, preceito, regra ou lei. É a base e o germe da vida. Na filosofia a palavra princípio está relacionada à origem de algo, de uma ação ou de um conhecimento. Pode também está relacionado com o verbo principiar. O principio antrópico segundo a qual tudo quanto podemos observar no Universo deve depender estritamente das condições próprias da nossa existência, da nossa presença como observadores no cosmo.


O princípio cosmológico se refere à hipótese segundo a qual o Universo é homogêneo e isotrópico, ou melhor, não existe nem local nem direção privilegiada, qualquer que seja a posição ocupada pelo observador. Tem ligação com o principio de bivalência sendo o principio da lógica clássica segundo o qual uma proposição ou é verdadeira ou é falsa. O principio vital dá origem à vida dos seres e a perpetua em cada globo ou orbe, conforme a condição deste princípio que, em estado latente, se conserva adormecido onde a voz de um ser não o chama. Toda criatura, todo o ser, mineral, vegetal, animal ou qualquer outra coisa participantes ou integrantes de outros reinos naturais que são muitos, de cuja existência nem sequer suspeitamos. Em virtude desse princípio vital e universal, apropriar-se das condições de sua existência e de sua duração. Pode ser o combustível da vida que nós recebemos quando encarnamos na Terra. (Fontes) Espiritismo de (a) a (Z) da FEB e dicionário Aurélio.


Esse combustível vai durar mais ou menos conforme as abluções “Ato ou efeito de abluir (-se); lavagem: “(banhou o rosto e as mãos na água fresca do rio, e como se a ablução lhe desse um novo batismo de crença e de fé, sentiu-se são).” (Inglês de Sousa, O Missionário, p. 252)”. (Refere-se ao banho de todo o corpo, ou de parte dele, com esponja embebida em água ou com toalha molhada, ritual de purificação por meio da água, praticada em várias religiões. Ação de lavar-se antes de uma prece). O princípio vital é de uma importância fundamental para a manutenção da vida neste orbe, é cabível que se admita que a vida orgânica resida num princípio inerente à matéria, independente da vida espiritual, que é inerente ao Espírito. Novamente a filosofia vem com seus aspectos modulando seus preceitos afirmando ser uma das relações fundamentais apreendidas pelo pensamento, e que assim se enuncia: “Todo fenômeno tem uma causa.” Vê o princípio de contradição como uma lógica que afirma: “O que é não é o que não é”.


Em termos lógicos, a negação de uma proposição afirmativa verdadeira será falsa e vice-versa, pois o contrário do falso é o verdadeiro; princípio de não-contradição. Sem se descuidar do princípio da finalidade em que uma das relações fundamentais apreendidas pelo pensamento, e que consiste na atribuição de uma finalidade a tudo o que é, do que resulta à busca da compreensão do que é pelo que está para vir. O Princípio de identidade é o princípio que afirma: “O que é, é; o que não é não é”. Em termos lógicos, trata da relação entre a qualidade (afirmação ou negação) e o valor de verdade (verdadeira ou falsa) que define uma proposição como tal. O princípio de individualização no estudo filosófico é a essência própria a cada indivíduo, e graças à qual se pode dizer de cada um deles, “Ei-lo”: o singular, concreto, determinado no tempo e no espaço. Ex.: a hecceidade.


A unidade das características que diferencia uma coisa de outras assemelhadas, o princípio de não-contradição será o princípio de contradição. Já o princípio de razão suficiente, segundo Leibniz, o princípio que afirma que nada acontece sem que haja uma causa ou razão determinante. Olhem prezados amigos são tantos princípios em nossas vidas que ainda estamos engatinhando na vida e nos encontramos muito aquém do que deveríamos ser hoje pelo avanço da tecnologia, mas o ser humano ainda está com o azimute quebrado e sem norteamento para obedecer às derivações destes princípios. Princípio de verificação no positivismo lógico é o princípio que afirma que o significado de uma proposição é dado na sua verificação, já o princípio do prazer na psicanálise exerce uma tendência da atividade psíquica a buscar a satisfação e evitar o pesar, sem levar em conta a realidade.


O princípio do terceiro excluído será o princípio segundo o qual uma proposição ou é afirmativa ou é negativa, não havendo meio-termo também conhecido como princípio da bivalência. A princípio no começo, no início: “Capitu, a princípio, não disse nada.” (Machado de Assis, Dom Casmurro, p. 40.) Em princípio, antes de qualquer consideração; antes de tudo; antes de qualquer coisa ou mais nada. O nosso foco principal foi o princípio vital, mas para dar uma dinâmica mais bem explicativa resolvemos inserir outros princípios que no pensar da filosofia, da psiquiatria e da psicologia tem importâncias fundamentais. Ressalte-se que O Espírito tem por fonte o fluido universal. Este fluido é conhecido como magnético, ou fluido elétrico animalizado, sendo o intermediário, o elo existente entre o espírito e a matéria. É ele que dá movimento e atividade aos seres orgânicos e os distingue da matéria inerte ou estagnação biológica, porquanto o movimento da matéria não é a vida. Esse movimento ela a recebe, e não o dá. O principio vital é o seu combustível da vida que anunciamos nas entrelinhas e se você leva uma vida cheia de vícios, manias, fobias, ele vai se evaporando sem que tenhamos conhecimento e se você não cuidar bem dele sua permanência aqui no orbe terá dias contados, mas se sua vida é regrada e controlada é isenta de vícios viverás bem mais, pois o consumo do fluido cósmico ou fluido universal será bem menor. Jesus Cristo curava seus doentes através da imposição das mãos, visto que é uma região do corpo em que se concentra maior magnetismo. Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE E DA AOUVIR/CE.

No comments:

Post a Comment