TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Thursday, August 12, 2010

O VALOR DO ENFOQUE. Doc.º nº 237 - 2010

O VALOR DO ENFOQUE. Doc.º nº 237 - 2010

WWW.FORTWEB.COM.BR/GRUPOGUARARAPES

SÓ LOUCO VOTA EM CORRUPTO E COMUNISTA

Outro dia li um artigo, no qual o articulista fazia uma apologia da conscientização do povo, quanto ao valor do voto. Dizia ele, que hoje o povo já tem condições de escolher livre e conscientemente seu candidato. Que os debates, simpósios que são feitos com as comunidades de base, têm esclarecido muito o povo. Tenho minhas dúvidas.

Pelo que tenho visto nos jornais escritos ou falados, esses cursos, simpósios ou que outros nomes queiram dar a essa escamoteada lavagem cerebral, só serve para confundir o povo, e despertar expectativas, que serão futuras “fábricas” de desencantados e frustrados.

Mas, será que o povo é realmente sempre explorado? O povo é pobre, mas não é burro. Já sabe, por longa experiência, que neste período pré eleitoral é a melhor hora para ajeitar o barraco, substituir os óculos que já não servem mais. Um cano para esgoto, mesmo que seja para a rua, também serve. Um poste de luz em frente a casa, também ajuda para fazer um “gato” para diminuir, ou mesmo acabar com a conta de luz.

Como sabem que o candidato não lembra a quem deu ajuda(são tantos), e todas as eleições tem gente nova querendo voto, é um mercado rendoso que não acaba nunca. Quem tem voto para vender, tem sempre comprador. O voto tem valor PARA O POLÍTICO. É uma moeda sempre atualizada, mas com valor de mercado sempre a favor do comprador. O povo ainda não se deu conta do valor daquele papelinho. Só conhece o valor de suas necessidades mais imediatas. Para ele TUDO é caro. O salário mínimo, que o desgoverno fez tanta encenação para conceder ou não, o resultado foi um caricato balé. As falsas representações de reivindicação deste ou daquele setor palaciano como defensor do povo, foi de um ridículo que só ELES não perceberam. Talvez, seja querer demais da minha parte.

Atualmente, é de bom alvitre ajudar os projetos de resgate de cidadania. Esses debochados projetos são verdadeiras câmaras sedativas, que inebriam os sonhos das crianças, adolescentes e jovens, principal alvo dos “meliantes” criadores de tais planos. Resgate de cidadania, seria a consciente, clara, objetiva e honesta programação para formar cidadãos. E não esses “cirquinhos” de brincadeira que custam dinheiro para montar, preparar figurinos, gente especializada para treinar os futuros dançarinos, modelos, artistas, atores e músicos. E mercado de trabalho para absorver tanto artista?

Enquanto isso, o que realmente importa para formar cidadãos, como escolas producentes, hospitais, centros de saúde e creches que realmente atendam à população carente, estão caindo aos pedaços, sem infra estrutura adequada, impossibilitados de prestar o serviço mais elementar, que precisa o povo pobre. Mas, no país inteiro, no Congresso, Assembléias e principalmente prefeituras, já estão a pleno vapor, fazendo tilintar suas moedas, para lembrar ao povo, que está na hora de tirar o voto do fundo da gaveta, para começar o escambo.

Tudo depende do enfoque que a hora exija para agir. E a isso chamam, sem nem enrolar a língua, de PRÁTICA DEMOCRÁTICA

GLACY DOMINGUES. GRUPO GUARARAPES

No comments:

Post a Comment