TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Thursday, February 3, 2011

DIVERSIFICAÇÃO DE PENSAMENTO!

DIVERSIFICAÇÃO DE PENSAMENTO!

Quem não sabe tolerar não aprende a amar. Os teus familiares são as tuas lições imediatas. Em muitas ocasiões fazemos juízo de valor e erramos em nossas previsões. Essa atitude do ser hominal é muito natural nos dias atuais, visto que estamos sendo influenciados por energias positivas e negativas. Tudo no orbe é energia, e essa energia assume uma conotação especial quando passamos a estudá-la com mais requinte e deduções exclusivas ou inclusivas. Sem paciência, o menor problema adquire proporções imensas e incontroláveis. O pensamento humano é diversificado e não existe regra básica para um julgamento plausível. Recebemos hoje um e-mail cuja titularização estava em forma de pergunta. Afinal, o que é ser emo? Vocês saberiam responder? Não! Uma nomenclatura esquisita, mas em voga nos dias atuais.

A maior necessidade do homem ou do ser humano é ter mais tempo para desfrutar da natureza, é simplificar a vida e suas necessidades imaginárias, é desfrutar das verdadeiras necessidades da existência, aprender a conhecer melhor seus filhos e amigos e, acima de tudo, conhecer-se e conhecer a Deus, que o fez. Ao aderir à materialidade em detrimento da espiritualidade o hominal assumiu comportamento negativo, se assoberbando do orgulho, da inveja, da ambição, esquecendo os preceitos básicos da vida em harmonia, a simplicidade e altivez. No passado com a vida mais pacata o homem tinha uma postura mais simples e singular. A preocupação não era bicho de sete cabeças e o vai e vem desordenado, não estava inserido na sua psicosfera de vida. O pensamento leva o homem a agir de diversas formas e nesse écran podemos conotar o positivo e o negativo, mas partindo para o termo do conhecimento humano, os estudiosos têm uma visão mais holística sobre a definição e classificação do pensamento.

“Jerome Bruner, psicólogo da Universidade de Nova York, não chega a uma definição clara do que seja o pensamento, entretanto, ele explica, por uma série de exemplos, que há dois tipos de pensamento: o narrativo e o paradigmático”. No capítulo do livro Realidade mental: mundos possíveis – “Dois Modos de Pensamento”, Bruner aponta as distinções entre o modo de pensar narrativo e o lógico-científico (paradigmático). O autor defende a tese de que esses dois modos de funcionamento cognitivo constroem realidades, ordenando a experiência cada um da sua forma. Apesar disso, ambos os discursos seriam complementares entre si, sem que um se reduza ao outro. O pensamento lógico-científico, que Bruner chama de paradigmático, se associa ao discurso teórico e ao logos, ou seja, são utilizados argumentos para estabelecer "o ideal de um sistema formal e matemático de descrição e explicação”. Nesse sentido, as histórias, que são criadas, traçam relatos de ações humanas em circunstâncias de experiência localizadas num tempo e espaço definidos, enquanto o discurso teórico tenta ir além dos fatos particulares, visando formulações de princípios gerais e abstratos.

A revista fênix traz mais detalhes sobre o pensamento humano. Olhando pelo prisma do nosso baião de dois vamos tentar colocar deduções de um educador, de uma religiosa e de um psiquiatra sobre a discussão.  Senão vejamos: “no texto de Emmir Nogueira, Cofundadora da Comunidade Católica shalom ela descreve o que se segue:” Afinal, o que é ser emo? Tenho encontrado cada vez mais pais e familiares preocupados com o que, afinal, vem a ser um Emo. Alguns pelo medo de que os filhos estejam “metidos nesta furada”, outros porque, infelizmente, já veem filhos, parentes e outros adolescentes e jovens presas desta tribo, deste grupo, deste “seja lá o que for” que Emo signifique. Não é difícil conhecer um Emo e menos difícil ainda localizar um dos seus points. Em geral, são adolescentes entre 13 e 20 anos e estão sempre em grupos. São facilmente encontrados em shoppings, beijam-se entre si sem importar-se com o sexo da pessoa beijada, promove à homossexualidade e, acima de tudo, a tristeza, a depressão, a extravagância, o bizarro. Cultivam a técnica de enlouquecer os pais, agredi-los, não com palavras ou fisicamente, mas, sim, com comportamentos surpreendentemente infantis, depressivos, regressivos e condizentes com o sexo oposto ao seu. Dedicam-se a depredar o bem público e a não empreender nada, não pensar nada, não criar nada, em parecer o mais bobo possível, ainda que em pose de nerd. Frequentam freneticamente a internet e mudam continuamente seu Nick no Orkut.

Vestem-se de preto, maquiam os olhos desta mesma cor e usam unhas pintadas de negro, naturalmente. Cultuam os tênis All-Star e fecha-se em um mundo ao qual ninguém que não seja Emo tem acesso. Para quem quer se informar antes de tentar socorrer e encarar ao vivo estes pobres produtos das “famílias modernas”, basta pesquisar no Google. Há informações a valer. O site “100 regras para ser Emo” traz 100 características deste triste grupo metido em verdadeira esquizofrenia social. Para proteger-se de qualquer incursão sadia, as regras de número 1 e número 100 coincidem: nunca dizer que é Emo. Percorrendo as 100 características - dos Emos encontramos aberrações como o número 24, que é “o número Emo”, o 33 que orienta chamar a melhor amiga de “marida”, ou o 22, que incentiva o cultivo da autodepreciação. Bizarrices como o jeito de vestir e pintar os cabelos de cores berrantes, usar piercings e mexer com as pessoas nas ruas ou fazer-se de maníaco-depressivo andam lado a lado com o claro incentivo ao comportamento antissocial, como chorar por qualquer coisa, gritar na rua e depois cair no choro, ignorar todos os que não são Emos, ter sempre razão e ser sempre a vítima.

A internet informa que o termo Emo vem de “emotional”, em inglês, um tipo de música que exalta o emocionalismo em suas letras e ritmo. A partir deste estágio, tornou-se um estilo de vida propagado especialmente pela internet e através de outros Emos. Milhares de adolescentes, em sua grande maioria os que encontram problemas familiares, aderem a este estilo por pura imitação, por “curtição” e acabam por tornarem-se fechados aos pais, amigos, família e sociedade, vivendo em um mundo alienado da realidade, fechando-se em tristeza demoníaca. Alguns questionam se “demoníaco” não seria um termo por demais pesado. A estes convido, se morarem em Fortaleza, a passarem uma madrugada na Vigília de Evangelização, promovida pela Comunidade Shalom, a estarem um pouco mais atentos ao trafegarem pela Praça Portugal aos sábados a partir das 20 horas.

Ao verem jovens Emos, góticos, vampiros modernos e de outras “tribos” caídos bêbedos pelas calçadas, vomitando os próprios intestinos, a beijarem na boca todos os membros da roda, sejam homens ou mulheres, ao verem sua alienação, incapacidade de relacionamento e de resposta à realidade, me dirão se o que veem é ou não demoníaco. (Grifo nosso) O demônio tem, infelizmente, artimanhas inúmeras e adaptadas a cada tempo. Não é necessário que alguém se debata e urre para ser classificado como alguém atormentado por ele. Para bem discernir, basta a pergunta: Esta pessoa, este adolescente, busca a verdade? Ama a verdade? É capaz de realmente amar? É capaz de dar-se? Respeita a si mesmo, aos pais, a Deus? Esforça-se para viver as virtudes, para tornar-se mais maduro, para contribuir com a felicidade da humanidade? Pensa, nos mais pobres e aflitos? Têm ideais? Mais frequentemente do que imaginamos, nossos filhos podem estar saindo de casa, muito bem vestidos e trocando de roupa e maquiagem em seu trajeto para o point de sua tribo... Notamos nas conotações da senhora em alusão certo ranço quando relata o que acha e define como emo. “Dizem que até Dante ressurge com visual “emo” em novo Devil May Cry”.

Através de pesquisas encontramos o seguinte significado: “O termo Emo originalmente se refere ao uma abreviação do inglês Emotional hardcore, que é um gênero de música derivado do Hardcore que também é conhecida como Emocore”. Esse gênero de música possui letras mais introspectivas, mais emotivas e com influências do rock alternativo. No Brasil o gênero em epigrafe se estabeleceu pela influência da parte cultural norte-americana que refletiu primeiramente na cidade de São Paulo em meados do ano de 2003, espalhando-se para o resto do país, principalmente para outras capitais como Sul e Sudeste. Mas, aqui em nosso país a influência Emo, como é mais conhecida se deu mais efetivamente na moda e na maneira de ser, principalmente pelo público adolescente. Esses não se caracterizam apenas pela música, mas também pelo comportamento emotivo e tolerante e, principalmente pelo visual, que em geral é composto por trajes pretos, listrados, tênis estilo All Star, cabelos muitas vezes coloridos e franjas caídas sobre os olhos.

Atualmente também o termo Emo é visto como algo pejorativo, artificial ou uma piada, é por esse motivo que muitas bandas que até tocam o estilo emotional hardcore não aceitam ser definidos através desse rótulo. Mas, o importante mesmo é que cada pessoa, independente de escolhas de crenças, religiões ou mesmo um estilo de ser, como é o caso Emo, como está sendo usado possa ser respeitado e também respeitar o direito de todos. Porque independente de escolhas, nós somos todos iguais e o respeito para com as diferenças é essencial. Os emos costumam ser alvos de gozações de outras tribos ou de adoradores de outros gêneros musicais mais pesados, devido a suas preferências, vestes, maquiagens, e cortes de cabelo. Mas vejamos na realidade o que significa ser “emo”! Emo ou Emocore (abreviação do inglês emotional hardcore) é um gênero de música derivado do hardcore punk. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington, DC que compunham num lirismo mais emotivo que o habitual. Seria de bom alvitre que citássemos a origem da nominação emo.

“Origem:- Existem várias versões que tentam explicar a origem do termo “emo”, como a que um fã teria gritado (Você é emo!) para uma banda (os mitos variam bastante quanto à banda em questão, sendo provavelmente o Embrace ou o Rites of Spring)”. No entanto, a versão mais aceita como real é a de que o nome foi criado por publicações alternativas como o fanzine Maximum Rocknroll e a revista de skate Thrasher para descrever a nova geração de bandas de "hardcore emocional" que aparecia no meio dos anos 80, encabeçada por bandas da gravadora Dischord de Washington DC, como as já citadas Embrace e Rites of Spring, além de Gray MatterDag Nasty e Fire Party.

Nesta época, outras bandas já estabelecidas de hardcore punk, como 7 SecondsGovernment Issue e Scream também aderiram à esta onda inicial do chamado "emocore", diminuindo o andamento, escrevendo letras mais introspectivas e acrescentando influências do rock alternativo de então. É importante lembrar que nenhuma destas bandas jamais aceitou ou se autodefiniu através deste rótulo. A palavra "emo" é vista como uma piada ou algo pejorativo e artificial. O gênero (ou pelo menos o clássico estilo de Washington, o DC sound) primeiramente explorado por bandas como Faith, Rites of Spring e Embrace tem suas raízes no punk rock. Segundo dados encontrados em http://minilua.com/emo-ou-emocore/ O termo Emo é bastante usado hoje em dia, tanto para se referir a bandas ou a um estilo de se vestir, cujos principais destaques são as roupas, em sua maioria de cor preta, e o cabelo, com a franja caída sobre os olhos.

Contudo, o que muita gente não sabe é que, apesar de ter ganhado fama mundial nos anos 2000, o estilo Emo surgiu na década de 80. Inicialmente, a palavra Emo era usada apenas para se referir às bandas que adotavam como estilo o Emotional Hardcore. Ele é uma abreviação do inglês emotional e se referia às bandas de Punk Rock que tinham letras mais emotivas – entre elas Embrace, Rites of Spring, Faith e Gray Matter. Aos poucos, o termo Emo começou a ser adotado por revistas e outras publicações sobre música e foi ganhando popularidade. Algumas das bandas que contribuíram para isso foram Indian Summer, Moss Icon e Policy of Three. No Brasil, o estilo e as roupas Emo só ficaram conhecidos a partir de 2003, sob - influência de bandas como My Chemical Romance, Simple Plan, Nx Zero, Forfun, The Used, Dashboard Confessional, Good Charlotte, Panic! at the Disco, Dance of Days, Fresno, No Use For a Name, e Yellowcard. Com isso, muitos fãs passaram a usar tênis All Star, roupas listradas ou quadriculadas, cintos com quadradinhos de metal e, claro, a famosa franja em cima dos olhos. Os psicólogos e psiquiatras falam pouco sobre o tema que pode ser um estado de euforia, êxtase, depressão, extravasamento ou mesmo um estilo de cultura adotado por pessoas excêntricas.

Para condenarmos o emo por desvia de conduta ainda ameniza o pensamento, mas incutir na sociedade a ideia de que os emos sejam diabólicos, bagunceiros, góticos, vampiros modernos e contrassenso. Agindo assim teríamos que fazer alusão aos homossexuais (masculinos e femininos), aos transexuais, aos bissexuais, e aos haréns da vida. Teríamos que condenar o falicismo e outras aberrações sexuais. Os incestos em livros religiosos não seriam enunciados jamais. Chegamos  à conclusão de que a senhora Emmir Nogueira não foi feliz em suas colocações demonstrando que seus pensamentos estavam voltados para a pureza que prega determinadas religiões, quando publicou sua opinião sobre os emos. Se você colocar uma vasilha de água sob o luar e então agitar a água, criará um reflexo distorcido da lua. Foi assim que agiu a nossa estimada irmã. Quando as ondas na vasilha se aquietam o reflexo se torna nítido. O pensamento de Emmir Nogueira precisa passar pelo processo da vasilha de água que representa a psicologia da tranquilidade. Pense nisso!
 
ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE -DA ACE – DA UBT- DA AOUVIRCE- DA AVSPE








 

No comments:

Post a Comment