TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Monday, April 4, 2011

POLÍTICA VERSUS POLÍTICA


POLÍTICA VERSUS POLÍTICA

"A grande dor dos pobres é que ninguém nunca tem necessidade de sua amizade". (Maurice Zundel)

Universidade Federal do Ceará (UFC) tem 94% das vagas ocupadas por alunos cearenses. Estudantes do estado do Ceará ocupam 94,1% das vagas da Universidade Federal, os números derrubam a tese de que, com todas as vagas do processo seletivo de 2011 ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SISU), os cearenses seriam prejudicados. Treze liminares expedidas em apenas um ano. Muitas liminares foram dadas em 206. Do total de 27 concessões para postos de combustíveis, treze datam desse ano. Em 2006, pelo menos 13 liminares autorizando construção foram expedidas por Varas da Fazenda Pública do Ceará para postos de combustíveis que entraram com processo. Uma parte desse total foi assinada pela segunda Vara. Novos médicos são empossados na capital. Novos profissionais de saúde tomaram posse ontem. Secretário da Saúde afirma que a insuficiência de médicos em Fortaleza está relacionada a demandas sazonais.

Número de médicos da rede pública de Fortaleza aumenta com a posse de 15 novos profissionais. Vinte e dois foram convocados para imediata contratação. Até o fim deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde promete a criação de mais 200 cargos médicos. Será que podemos confiar em promessas em se tratando de prefeitura de Fortaleza? Sei não! Os descasos médicos tanto na Prefeitura como no Estado são inúmeros e todos os dias o cenário triste e melancólico é mostrado pela mídia televisiva do Estado. Caminhão carregado de combustível tomba em viaduto. Um caminhão, do tipo bitrem, carregado de combustíveis de aviões, virou na subida do viaduto da Avenida do Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Não houve explosões, nem incêndio. Ninguém ficou ferido. Será que o caminhão carregando esse tipo de combustível queria decolar ou foi vítima dos inúmeros buracos que fazer parte da psicosfera asfáltica da loira e desposada do sol. Um caminhão carregando querosene de avião tombou próximo ao Aeroporto Pinto Martins. Como o líquido é inflamável, haveria risco de incêndio e explosões. O risco foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e técnicos da empresa responsável pelo veículo. Felizmente ninguém saiu ferido. Fortaleza apaga as luzes em nome da natureza. Por uma hora, pessoas de todo o mundo vão apagar as luzes em alusão à campanha “Hora do Planeta”.

Apagar as luzes é gesto simbólico a favor da redução de emissão de gases que influenciam nas mudanças climáticas. Mais do que isso, porém, é preciso reduzir o consumo diário e aumentar o uso de fontes alternativas. Achamos que o esquecimento em fazer à estatística, não se sabe se realmente houve economia de energia. Convém salientar que no dia marcado para o pretenso apagão até a lua estava mais iluminada. Pode Freud?  O mosquito invencível parece ter cansado as autoridades da área da saúde, pois uma epidemia já assusta a população brasileira, aqui no Ceará 19 óbitos foram confirmados. Mais quatro mortes confirmadas por dengue no Ceará este ano, conforme o boletim semanal da doença divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA).

A Dengue é uma doença infecciosa (é uma virose). Tem como etiologia (causa) qualquer uma das quatro variedades (sorotipos), do vírus da dengue. Os sorotipos (variedades) são identificados pelas siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Trata-se de um arbovírus (vírus da família do vírus da febre amarela) que só pode ser transmitido ao homem por um vetor (transmissor) um artrópodo hematófago (animal que tem os membros articulados e alimenta-se com sangue - o mosquito Aedes aegypti). Não há transmissão homem-homem, sem a ação do vetor. Que mosquito sem vergonha não respeita ninguém, imaginem se essa epidemia estivesse infestando o reduto dos políticos brasileiros qual à medida que eles tomariam? Infelizmente parece que nós brasileiros em termos de educação, ainda estamos na idade da pedra, pois a destruição do patrimônio público é notória.
Estátuas homenageando pessoas que se destacaram em vários campos são destruídas, as pichações aumentam e enfeiam as cidades, o lixo nas ruas aumenta, a água empossada causa transtornos e em tempo de dengue o mosquito criminoso agradece. Cerca de setenta por cento das crianças de rua foram agredidas em casa. Preparada em parceria da SDH com o Idest, o levantamento ouviu 23,9 mil crianças e adolescentes em situação de rua. É uma população predominantemente do sexo masculino. Uma pequena parcela pernoita em abrigos. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, o relatório completo deve ser divulgado logo que esteja pronto, além disso, a SDH e o Ministério do Desenvolvimento Social apresentarão ações e políticas públicas específicas para essa população.

Em nossa opinião as crianças brasileiras não possuem direitos, além das crianças os adolescentes sentem na pele o mesmo problema. Direitos fundamentais como alimentação, saúde, educação e higiene pessoal, reconhecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ainda não foram garantidos para as crianças e os adolescentes em situação de rua no país. Não é de se alarmar esse fato, pois os brasileiros também não são respeitados, apesar da Constituição Federal lhes garantir direitos e deveres, mas nos parece que apenas os deveres são cobrados. Cezar Peluso: má pontaria salvou jovem. O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) lembrou que no Amazonas, a Polícia Civil já foi extinta uma vez porque era impossível recuperar os agentes. My God em que país nós estamos? Será impossível recuperar agentes de Polícia Civil? Não acreditamos. Antonio Cezar Peluso foi escolhido pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de ministro do STF, por indicação do então ministro da justiça Márcio Thomaz Bastos.

Em 10 de março de 2010, foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal, cargo que ocupará até 2012.  Que país complicado esse nosso Brasil. Presos oito policiais rodoviários por extorsão em Brs. O chefe da delegacia era o líder do esquema e sócio de uma empresa de ônibus. Ele movimentou mais de R$ 2 milhões no período de um ano. A prisão dos envolvidos com o esquema de extorsão mostra quanto à cultura da corrupção está disseminada. Levando em conta o tamanho do país e o número de veículos que por ele circulam, é de se imaginar que o tamanho do problema é bem maior, gerando perdas ao erário público. Aumento no IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) deixa viagens ao exterior mais caras. A elevação de 2,38% para 6,38% no IOF sobre compras feitas no exterior com cartão de crédito afeta ainda compras pela internet.  A medida tem como um dos focos conter o consumo e, consequentemente, a inflação. Os gastos de brasileiros no exterior cresceram muito no ano passado em função da valorização do real frente ao dólar. O remédio genérico para os males brasileiros ainda são os aumentos de juros (Informações do jornal O Povo).  Assim caminha a política brasileira. A Ciência dos fenômenos referentes ao Estado; ciência política. Sistema de regras respeitantes à direção dos negócios públicos.  Arte de bem governar os povos.

 Conjunto de objetivos que informam determinado programa de ação governamental e condicionam a sua execução. Princípio doutrinário que caracteriza a estrutura constitucional do Estado. Posição ideológica a respeito dos fins do Estado. Atividade exercida na disputa dos cargos de governo ou no proselitismo partidário. Habilidade no trato das relações humanas, com vista à obtenção dos resultados desejados. Civilidade, cortesia, astúcia, ardil, artifício, esperteza. Achamos que políticos e a forma política brasileira estão direcionados mais para a politicagem do que para as ciências políticas. A política está assim dimensionada: Política comercial.  Economia - Conjunto de ações do governo relativas ao comércio, e em especial ao comércio exterior do país. Política de rendas - Conjunto de ações do governo no sentido de influir no processo de fixação de salários e preços, em geral com o propósito de prevenir ou combater a inflação.

Política econômica - Conjunto de ações do governo destinadas a influir nas decisões dos agentes econômicos, visando à consecução de determinados objetivos.  Política fiscal - Conjunto de ações do governo referentes a seu orçamento, e que inclui a fixação de impostos e a do nível dos gastos públicos.  Política monetária - Conjunto de ações do governo sobre o sistema monetário, que inclui o controle da oferta de moeda e a regulamentação da atividade dos bancos.  É muita coisa e muita responsabilidade para a qualidade da maioria dos políticos que nos representam. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA AOUVIRCE- DA ACE- DA AVSPE


No comments:

Post a Comment