TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Thursday, April 26, 2012

SERVIÇO SECRETO DE INVESTIGAÇÃO


SERVIÇO SECRETO DE INVESTIGAÇÃO

“Certo homem visitou uma indústria e estendeu a mão para cumprimentar um operário”. Este respondeu: “Minha mão está suja”. O visitante falou: “Amigo o trabalho não suja a mão de ninguém”. É isso que eu queria dizer aos pais que dão tudo de graça a seus filhos. O trabalho não suja as mãos de ninguém. O que suja às mãos é o roubo o crime e outros males que se aprendem na escola da vadiagem. Pais, não façam pelos seus filhos o que eles podem fazer por si mesmo. “Antes, ensinem os filhos a assumir a própria vida e a se tornarem responsáveis por elas.” (PADRE LUIZ CECHINATO).

Um assunto polêmico, controverso, acumpliciado, sem noções judiciosas, porém estocante, que certamente opacará a louçã de medianeiros, que lutam bravamente com unhas e dentes, com risco de morte a toda hora, a todo instante e ainda ter que ser investigado por pessoas renitentes, que não querem ver uma conduta epicentrada no amor pela profissão por abnegados policiais. Devemos ressaltar a bravura dos que lutam nas ruas, vielas, guetos, favelas, para garantir a paz e a tranquilidade da sociedade.  

É muita manchete para um jornal. O jornal O Povo, dando uma de Rede Globo, colocou a disposição da população cearense, nuanças negativas envolvendo pequeno grupo de policiais, que supostamente teriam cometidos crimes, que denegriram a imagem da Instituição e causado frenesi na sociedade cearense. “Fortaleza” Delegacia especializada. Serviço secreto vai investigar policiais. “Uma nova coordenadoria de inteligência, independente da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, vai investigar policiais militares, civis, bombeiros e agentes penitenciários suspeitos de crimes”. (Grifo nosso).

Autoridades que fazem a Segurança Pública do nosso Estado, com esse modelo ultrapassado não chegaremos a lugar algum. Vários governantes que passaram pelo comando do estado alencarino nada fizeram para melhorar e aumentar o efetivo policial que se encontra defasado em mais de 100%, conforme o que estabelece a ONU (Organização das Nações Unidas).  No entanto, querem tapar o sol com a peneira. Em primeiro lugar deveriam completar o efetivo, treinar muito bem os policiais, realizar cursos de reciclagem de seis em seis meses, equipar o aquartelamento com modernos equipamentos para garantir a segurança dos policiais e um sistema de assistência social para atender as famílias de policiais estressados, doentes, e mortos em objeto de serviço, sem contar os que praticam suicídios que o número não é repassado para a população.

Depois da casa arrumada e com bons salários e lugares condizentes de moradia, as nuanças negativas chegariam à estaca zero.  Triste interland cearense que nem delegacias têm, pois os prédios que abrigam de 1 a 10 policiais não podem ser nominados de delegacias. Dos 184 municípios quantos delegados de carreira nós temos? O Jornal O Povo poderia responder a essa indagação. Baseado nesses detalhes homéricos os assaltos a bancos são poucos e podem aumentar, pois a sistemática de segurança no interior do Estado é do conhecimento de qualquer meliante ou assaltante de banco.

Querem cobrar serviço profícuo de uma corporação esfacelada com policiais estressados, doentes e barrigudos, pois a bendita a educação física praticada nos quartéis parece ter esmaecido. Cobrem dos policias, mas deem condições aos mesmos. Usem a ética para criticar uma classe laboriosa, pois com o efetivo atual, eles nunca darão conta dos marginais que crescem assustadoramente, na mesma proporção em que cresce a miséria, a pobreza, o comércio informal, a prostituição, os assaltantes e os criminosos mirins.

A Controladoria Geral de Disciplina tem agora uma delegacia especializada em investigar policiais militares e civis suspeitos da prática de crimes. A nova delegacia terá um serviço de inteligência próprio. Pegando o ganho fazemos uma sugestão: “Que se criem delegacias para investir crimes de políticos do alto escalão do governo, autoridades de maior poder aquisitivo, vereadores corruptos, deputados, senadores, governadores e até presidentes”, “empreiteiras conveniadas com governo e também para investigar as licitações; os materiais usados nas reformas de ruas e praças se são de qualidade”.  Querem descobrir um santo e cobrir outro. Quantos políticos e empresários corruptos estão na cadeia? Essa delegacia deixa transparecer ser mais um cabide de emprego.

Professores vivem dramas horrendos e ninguém de sã consciência toma providências. Alunos mal-educados todos os dias ameaçam professores com palavrões, afrontos e prometimentos de crimes morte de mortes a uma maioria dos mestres. Os médicos todos os dias reclamam pela excessiva carga de trabalho e as condições precárias para atender pacientes. Vemos todos os dias belíssimas propagandas do governo do Estado (Construindo um Ceará novo), e a Prefeitura construindo a “Fortaleza Bela” - são publicidades caríssimas e a periferia da cidade fica esquecida.  Sem rumante e sem atitudes sacrossantas estão às autoridades que dirigem esse País escamoteando a mais nobre missão de quem defende o povo, investir no social e no homem.

A População está calcetada e os programas policiais mostram todos os dias o cenário triste do Ceará, que os governantes não mostram. Será que querem vender o estado com tantas publicidades? Até aquário de luxo nossa capital terá. “A expectativa é que a nova Delegacia e o serviço secreto reforcem o trabalho da controladoria e consigam ‘agilizar’ as investigações envolvendo policiais suspeitos da prática de crimes, vez que terão autonomia para levantar informações e driblar o corporativismo.” Vejam a quantidade de órgãos: A Delegacia de Assuntos Institucionais (DAI); A Corregedoria Geral; ACGD: A Coordenadoria de Disciplina Militar é muito mel para pouca farinha. (Grifo nosso). Segundo O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2000, a Polícia Militar do Ceará, contava com um efetivo de 10.829, e a Polícia Civil 2.129. Número de policiais por 100.000 habitantes: PM (Polícia Militar) 145,99e a PC (Polícia Civil) 28,70. Policiais com nível médio: PM 68,3% e PC 11,8%. Aqui se refere ao total das duas polícias. Pasmem senhores, enquanto nosso estado apresenta o pobre índice de educação e efetivo as Polícias de Pernambuco dão um banho na do Ceará, mesmo tendo o Censo sido realizado em 2.000. Pernambuco: policiais com nível médio 0,8% e com nível superior 99,2%. Ainda querem mais? Poderiam colocar várias nuanças entre equipamentos, salários, investimentos entre outros, no entanto queremos afirmar que não existem programas específicos visando à diminuição do número de policiais mortos e feridos em operações. (grifo nosso). Programas visando reduzir o risco de corrupção na Polícia Militar existem um percentual de 33% em todo o País. São Poucas Organizações Policiais Militares que desenvolvem programas visando a vitimização e a corrupção dentro das organizações policiais, com exceção da Polícia Militar de Brasília, a maioria paga muito mal aos seus policiais, e a carga de serviço é estressante demais. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE E JORNALISTA PROFISSIONAL.


No comments:

Post a Comment