TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Wednesday, May 9, 2012

MUITO MELHOR SEM CHEFE


MUITO MELHOR SEM CHEFE


“Pensamentos infelizes geram vibrações negativas. Vibrações negativas atraem outras, criando uma aura de perturbação. Não assimiles as vibrações de descrença que contém as palavras de revolta.” (Irmão José).

Usamos azimutes, roteiros, caminhadas mais apressadas, mapas mentais, GPS, e alternativas para navegar na nossa vida cotidiana.  Com muito suor no rosto, cansaço, estresse, transporte de péssima qualidade, buracos nas ruas, praças e avenidas, fazem com que tenhamos que abrir os olhos, para não cairmos em armadilhas. De vez em quando, nosso chefe está irritado e sai de perto para não levar aquela bronca recheada de raiva, rancor pelo esforço diário, ou quando as contas não fecham. Durante o passar do tempo já enfrentamos muitos caminhos e nos deparamos com inúmeras pedras de tropeço. Não devemos jamais perder o senso de direção, pois estaríamos numa condição conflitante como nosso objetivo primordial. As nossas faculdades visuais estão em alerta para não cairmos em esparrelas.


A vida é assim, cheia de armadilhas, no entanto, o nosso vigor mental deve estar direcionado para não perdermos o caminho e jogar fora tudo aquilo que planejamos. Os trabalhadores brasileiros menos aquinhoados agem assim, e procuram sempre acertar para não desvirtuar e nem aborrecer o chefe. O cotidiano do trabalhador brasileiro não foge a regra. Na mídia escrita cunhamos a seguinte frase: “Sem chefe ficou muito melhor”. De quem seria essa frase tão “aculturada” e de qual encéfalo partiu? Por essa frase os leitores podem chegar a uma conclusão plausível. “Ele manda o ministro Gilberto Carvalho é quem ditas às normas no Trabalho, enquanto o ex-titular Carlos Lupi perde influência”.


Comandado por um interino que age sem o aval do Planalto, O Ministério do Trabalho interrompe a onda de criação de sindicatos fantasmas e mostra resultados. A jornalista Adriana Nicácio, da revista “Isto É”, lembra que o nível de emprego formal no País cresceu em março com a criação de 145 mil postos de trabalho. Também saíram do papel as unidades móveis do Trabalho em cinco Estados: Rondônia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro e Paraná.  O que achamos estranho nessa estatística de emprego é a quantidade de gente ociosa que existe nas periferias das grandes cidades. É notória essa situação quando algo estranho acontece, tais como: crimes, assaltos, atropelamentos, sequestros, brigas por motivos banais. Quando os órgãos policiais são deslocados para o local da ocorrência e a mídia televisiva repassa as ocorrências uma verdadeira multidão de pessoas acorre aos locais dos acontecimentos. E aí tranquilamente denotamos como tem gente desocupada neste país. Aqueles que não almejam se acomodar partem para o comércio informal e o número de camelôs cresce assustadoramente inchando o centro comercial das grandes capitais.


Comercializam de tudo, desde o Cd e DVD piratas, até os produtos da china e do Paraguai que entram ilegalmente no país. Voltando ao caso Gilberto, o trabalho para evitar a greve na hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, passou a negociar com os trabalhadores. Ele foi escalado para lidar com conflitos nas usinas do rio Madeira. Em 10 de março passado, mais de 15 mil trabalhadores, de Jirau e Santo Antônio, cruzaram os braços. Ele recebe uma vez por mês representante das centrais sindicais.  Porque tanta greve no Brasil?  Será que não pagam bem os operários? Gilberto trabalha para que as centrais sindicais atuem de forma unificada para evitar disputas que atrapalhem as obras da construção civil na Copa do Mundo em 2014, no entanto as greves estão surgindo, mostrando a insatisfação dos trabalhadores com o salário pago a eles.


Houve reunião com dirigentes da Contag para discutir a pauta de reivindicações dos assalariados e assalariados rurais, como capacitação para a categoria e jornada de trabalho de 40 horas semanais. Também ficou responsável por negociar melhores condições de trabalho em canteiro de obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). O sem chefe ficou melhor, não citou as ocorrências funestas, patrocinadas por Cachoeira e a construtora - Delta.  Mesmo diante das irregularidades apuradas pela Polícia Federal a construtora - Delta continua realizando obras. Como nossa política não é séria podemos esperar tudo, até mesmo a conclusão de que Carlinhos Cachoeira é inocente. Pode Freud?  Cresce gradualmente o ódio da população contra os políticos corruptos. Os efeitos nocivos da corrupção se deslancham e o impacto pode ser dimensionado, parece até o estilhaço de um para-brisa sob impacto de uma enorme pedra. Imita a implosão de um prédio, um tsunami de grandes proporções, um maremoto, um furacão, no entanto, tudo parece tranquilo na Câmara e no Senado Federal como nada tivesse acontecido. Assim caminha nosso País, os trabalhadores sempre em estado de greve, o social em eterna letargia, a educação morta e sepultada e a saúde acabada. Na natureza, tudo está inter-relacionado e funciona interdependentemente.  Se a sua vida ficou, de repente, sem cor ou sem relacionamentos significativos, talvez você tenha esquecido momentaneamente do fato de que somos um grande sistema harmônico de relacionamento. Segundo Sônia Café nós precisamos enfatizar a força de nossos relacionamentos e não a posição hierárquica que ocupamos na Natureza, em casa, ou no trabalho. Não esquente e nem fique preocupado, pois a nossa presidente (a) prometeu em palanque que a miséria no Brasil estaria com os dias contados e que nos primeiros quatro anos de sua administração, o Brasil estaria isento da miserabilidade. Achamos que a presidente ouviu o galo cantar e não sabe onde. Pense nisso!


ANTONIO PAIVA RODRIGUES – MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE

No comments:

Post a Comment