TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Wednesday, May 9, 2012

O GOVERNO DA DISCRIMINAÇÃO


O GOVERNO DA DISCRIMINAÇÃO

“É compreensível sua tendência ao derrotismo e à hostilidade, entretanto, recorde com fé a atenção que nos instantes graves do teste, quando você está a ponto de desistir, constitui isso uma iniciativa segura de esperança, avisando-o que você está próximo do clímax de sua aferição.” (Wanderley Oliveira).

Até quando os menos aquinhoados terão que suportar decisões anencefálicas de autoridades, que deveriam proporcionar direitos iguais, para seres humanos. A Constituição Federal do Brasil, no que tange aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, inseridos no Título II dos Direitos e garantias Fundamentais, em seu Art. 5°. Diz o seguinte: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantind0-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à igualdade, à segurança e à propriedade. São setenta e oito itens, com alusões e parágrafos. No item I, temos:” Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição. IV- É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. XLII- A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. Então porque índios e negros são discriminados em nosso País? (Grifo nosso).

Consubstanciado por decisão unânime, o STF- valida às ações afirmativas no Brasil. A experiência das Universidades que aderirem ao sistema mostra que esse é o caminho para uma sociedade mais justa. As cotas étnico-raciais são válidas no Brasil segundo decisão do Supremo Tribunal Federal. Nessa celeuma a anomalia está presente. Parece aspectada que as autoridades jurídicas brasileiras estão no rol de racistas.  Na decisão do Supremo sobre as cotas, em nosso entender a decisão existe a falta sacerdócio, que é o verdadeiro dever de cada um cumprir com dignidade o dever de cidadão e não atropelar os Direitos Humanos. A palavra ser é fruto dos seus atos passados, para agir com as ferramentas da própria elaboração, na marcha ascendente e libertadora.

Já ao nos referirmos ao Ser Humano, temos que salientar que o ser é composto de corpo, alma e espírito. O corpo é o que vemos; a alma é a nossa mente; o espírito, o nosso corpo etéreo, cópia exata do corpo físico e seu sustentáculo. Será que os ministros do supremo veem o ser humano de outra forma? Na definição de ser humano não há definição de cor e condição social. Negros e índios são seres humanos e deveriam ser tratados como humanos direitos, e não como sub-raça. O ser humano é sem sombra de dúvida a mais elaborada, complexa e maravilhosa criação de Deus a habitar o nosso planeta. A sua condição atual é o resultado de um laborioso processo evolutivo de milhões de anos. No decorrer de todo esse tempo existiram sempre trabalhadores espirituais, especialmente designados pelo Criador, com o objetivo de orientar essa evolução em busca de estrutura orgânica cada vez mais equilibrada e adequada aos diferentes ambientes em que Le precisa estagiar. Poderíamos ir mais além à definição do ser humano que não deixa de pertencer a uma sociedade seja ela qual for. Houve a evocação de Deus na Decisão do Supremo Tribunal Federal quando aprovaram as cotas imorais previstas para as universidades?


A decisão conforme salienta a jornalista Rachel Costa da revista “Isto É”, dois anos depois da ação movida pelo Partido dos Democratas contra a Universidade de Brasília (UnB), que implantou o sistema em 2004. Outra Universidade, a do Rio Grande do Sul (UFRGS) entrou com ação pelo mesmo motivo. Será que a implantação de cotas reverte os processos de exclusão de raça e cor historicamente construídas no Brasil, embora os indígenas tenham protestado contra a ênfase do debate na questão do negro. Também consolida uma experiência que vem dando certo em 183 municípios de ensino superior que desenvolvem algum tipo de ação afirmativa e começa a desenhar o futuro de uma nação mais justas. Imaginem se resolverem criar o sistema de cotas raciais para o ensino fundamental, como ficará a situação social do Brasil.

Coitados silvícolas. Quando os portugueses aportaram aqui no Brasil, os índios foram drasticamente torturados, seviciados, e dizimados. Os que sobreviveram fugiram para rincões mais longínquos de nossa pátria. “As experiências das duas universidades em questão mostram que as cotas efetivamente produzem inclusão”.  Será?  Como os cariocas, os baianos e os maranhenses tratam seus negros, pois são os estados onde se concentra a maior população de negros do país? Por que os alunos de melhor condição social não frequentam as universidades particulares? Eles em sua maioria estão inseridos na universidade pública. A desarmonia social no Brasil é espantosa, se a metade da população brasileira é constituída de negros porque a necessidade de cotas?

O primeiro programa de cotas brasileiro foi criado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 2001. De lá para cá, outras instituições de ensino superior desenvolveram algum tipo de ação afirmativa, seja para alunos negros, seja para pobres. Será que o negro rico seria incluído nas cotas? 330 mil estudantes em todo o País são cotistas, 110 mil são negros. Os programas de cotas se dividem entre a reserva de vagas ou o acréscimo de bônus sobre a nota do vestibulando. Achamos que a Princesa Isabel deveria reencarnar novamente no Brasil para resolver essa situação.

Que o Brasil seguisse os ensinamentos dados pelo grande líder Nelson Rolihlahla Mandela bravo lutador contra o sistema de apartheid na cidade de Qunu, na África do Sul. Mandela permaneceu preso de 1964 a 1990. Nestes 26 anos, tornou-se o símbolo da luta antiapartheid na África do Sul. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo. Temos que nos conscientizar que em nossas veias correm sangue de nossos antepassados, negros e índios. Alguém cita que a injustiça sendo um câncer predominante em nosso país, sem as cotas seria muito pior. Deixo a resposta com os leitores. Que cada um cumpra o seu papel de cidadão perante a sociedade que fazemos parte. Muita fé e oração, que o mundo está perdido. Pense nisso!


ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- ACE- UBT- AVSPE – DA ALOMERCE E AOUVIRCE


No comments:

Post a Comment