TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Sunday, June 17, 2012

CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

“Quando a sua ajuda aos semelhantes é fruto de motivação e preocupação sinceras, isso lhe traz sorte, amigos, alegrias, e sucesso. Se você desrespeita os direitos dos outros e se desculpa do bem-estar alheio, acabará imensamente solidário”. (Dalai-Lama).

Enquanto o planeta terra gira em brilhante trajetória, o sol e as estrelas o acompanham, cintilando no fervor de fornecer luz a outros astros celestes. A sua trajetória segue-se aos movimentos de rotação e translação. Dia, meses e anos passam nessa psicosfera maravilhosa e de uma deslumbrante beleza. O astro-rei tem um papel fundamental, iluminar o nosso planeta.

O nosso satélite com suas fases, desnuda a escuridão e através da luz solar torna as noites mais belas e encantadoras. Uma imensidão de luzes transforma o firmamento numa radiante noite estrelada. Com tanta beleza ao nosso dispor não conseguimos entender a ferocidade do homem em destruir as matas, as florestas, rios, lagos e lagoas.

Antes de nós, os nossos antepassados povoaram a Terra, ao lado de outros seres viventes, culminando com o aparecimento do Homo Sapiens, pois encontraram condições excelentes para fixar moradia e, formar as primeiras organizações humanas. O homem desde o início demonstrou ser possuidor de capacidade de criar e, inventar maneiras para viver bem, e consequentemente formar sociedades.


Uma das maneiras convincentes e efetivas de delimitar o campo da Ecologia é estabelecer níveis de organização dos seres vivos. Uma ordem natural e sequenciada onde o protoplasma seria o ponto de partida, logo após a célula, o tecido, os órgãos (no ciclo dos órgãos estão os aparelhos e sistemas), culminando com o organismo. Na sequência vem à população, as comunidades, o ecossistema e a biosfera.


Ressalte-se que, os seis primeiros níveis pertencem ao campo da Biologia Geral e os quatro últimos a Ecologia. Os cientistas afirmam que o primeiro ser vivo a habitar a Terra não foi o homem e nem os animais, e sim, um protozoário unicelular mais conhecido como ameba. O protoplasma era uma substância propícia para o desenvolvimento de esse ser unicelular. Convém salientar que ao abrigar o Homo sapiens, a Terra, o orbe terrestre inicia uma fase nova de sua evolução. Seria marcada por desequilíbrios constantes. O homem sendo possuidor de racionalidade foi à única criatura terrestre capaz de descobrir e inventar maneiras para modificar o seu ambiente, que denominamos de ar, solo e água.

O homem pode ser considerado mais “evoluído” do que os próprios dinossauros, visto que conseguiram sobreviver às intempéries constantes da natureza. É possível que as grandes mudanças climáticas tenham eliminados os dinossauros, ou, os mesmos não teriam sobrevivido pelo tamanho enorme e a grande quantidade de alimentos que consumiam. Podem até terem sido dizimados pela fome.

Com o passar do tempo, o homem foi à cata do progresso, modificou e até destruiu ambientes sem conhecimento de causa e, sem se dar conta de que a Terra é finita, bem como os suprimentos que estão à disposição deles e dos animais. A Terra é um grande planeta, no entanto, apenas cerca - de 0,6% de água doce existe em nosso orbe.

Essa pouca quantidade de água doce é a reserva que temos para os próximos anos. Mesmo assim, existe a esperança de que a tecnologia humana possa tornar mais viável a dessalinização da água do mar e transformá-la em água potável, visto que 2/3 do planeta é coberto pelos mares. Temos que armazenar água em represas, açudes, lagoas, barragens. O que vem do céu é divino e não pode ser desperdiçado.

Ficamos entristecidos com a atitude humana em poluir os mananciais de água que temos. Jogam lixo, constroem esgotos clandestinos e outros apetrechos que transformam a água em verdadeira lama. Essas nuanças fazem parte da psicosfera dos rios e riachos que cruzam as grandes capitais brasileiras. Uma tomada de consciência, uma melhor educação da população, como usar o bom senso e as boas maneiras, para preservar a natureza.

Todo progresso demanda desordem, mas não há necessidade de exterminarmos o que de bom temos, a nossa bela natureza. O mais importante para nós é o ar puro, o resto é só complemento. As indústrias, os automóveis, a poluição do ar acabam por exterminar a camada de ozônio e isso pode ser fatal para a vida humana na Terra. Os inseticidas nas plantações, as queimadas, as grandes chaminés vomitando fumaça são grandes ameaças para a saúde humana. As Usinas, as fábricas papel, o carvão vegetal, as fábricas ou montadoras de automóveis podem significar progresso, ou a própria destruição da vida. O desmatamento desenfreado tem despertado vírus desconhecidos, que estavam em estado de latência, e que vão procurar um hospedeiro para viver e se reproduzir. E o hospedeiro mais viável para eles é o ser humano. O progresso só é válido quando é direcionado para o bem-estar da humanidade. A Ecologia surgiu com esse intuito, proteger a vida na Terra, tanto de seres humanos, como de animais. A Ecologia é a ciência que não se opõe a tecnologia, desde que a tecnologia não fira a Ecologia. A atividade humana deve ser racional, mas na maioria das vezes ela se torna irracional. A irracionalidade causa graves riscos à sobrevivência da própria espécie.

A qualidade ambiental é responsável pela qualidade de vida. A palavra Ecologia deriva de dois vocábulos gregos: oikos (Casa) e logos (estudo). Casa aqui, tem sentido amplo e representa o planeta que ora habitamos. Quem não mantém a sua casa limpa, jamais manterá a sua cidade limpa, pois “O Costume de Casa vai a Praça”. Para designar o papel da espécie no meio em que vive foi criada a expressão nicho ecológico, onde o nicho será a “profissão” do individuo, e o habitat o endereço. (Grifo nosso).

A consciência ainda é o melhor remédio. Quem não gosta da consciência não tem amor à própria vida. A Ecologia também se encarrega de estudar a abundância e distribuição dos seres vivos no planeta Terra. Esta ciência é de extrema importância, pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia. Numa época em que o desmatamento e a extinção de várias espécies estão em andamento, o trabalho dos ecologistas é de extrema importância.

Através das informações geradas pelos estudos da Ecologia, o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade. Por se tratar de uma ciência ampla, a Ecologia apresenta vários ramos de estudo e pesquisa. Os principais são: Autoecologia, Sinecologia (Ecologia Comunitária), Demoecologia (Dinâmica das Populações), Macroecologia, Ecofisiologia (Ecologia Ambiental) e Agroecologia.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/ecologia.htm/. Comemora-se em 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.Pense nisso.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

No comments:

Post a Comment