TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Tuesday, September 1, 2009

A MENTE HUMANA E A TECNOLOGIA

A MENTE HUMANA E A TECNOLOGIA

Como estaria a sua mente no momento atual? Muitos problemas lhes afetam ou você os tiraria de letra? São perguntas que muitas pessoas fazem a si mesmas e a outrem. A sua mente estaria expandida ou atrofiada? Diante de tantos problemas que estamos passando, desde uma confusão ou convulsão mental, até uma situação financeira delicada, será que teríamos condições de acompanhar essa propalada evolução sistemática? Ela já cresceu e evoluiu bastante, que sua propagação não tem proporções limitadas. As novas tecnologias revolucionaram os sistemas de aprendizado e expandem nossa mente, conferindo-lhe mais memória e mais funções dizem os especialistas. Mas, toda regra tem exceções. Muitas pessoas ainda não se adaptaram as tecnologias e preferem o já tão surrado manjadinho.

Uma parafernália de equipamentos ao nosso dispor, mas infelizmente com tempo de utilização curto, visto que novas marcas e modelos surgem, e o que era sofisticado vira obsoleto. Será que pelas condições financeiras, pelas dificuldades ou pela falta de assistência técnica, teremos condições de acompanhar tremenda evolução tecnológica e cibernética. São computadores, smartphones, GPS, internet, banda larga, televisão e rádio digitais, celulares de última geração, são os vírus tecnológicos que atacam a vontade intrínseca da mania de comprar, aliados aos tempos modernos de hoje. Iludidos ou influenciados muitos seres humanos se endividam para satisfazer seu ego, mas todo cuidado é pouco. Mesmo com toda a tecnologia a nossa disposição não conseguimos adquirir um rádio de qualidade, seja ele comum ou portátil, pois o que existe no mercado são produtos pirateados.

O produto que acompanha o ser humano na maioria de suas ações encontra-se esquecido e entregue ao comércio dos produtos importados de péssima qualidade. Quem possui um bom rádio, mesmo antigo jamais irá se desfazer dele. As televisões de plasma de última geração são produtos meramente descartáveis, pois ao apresentarem defeitos e estando fora da garantia habitual, o conserto torna-se inviável. A tecnologia pode pregar peças e de um giro pode se transformar num jirau. “Mais memória, mais funções. Nossa mente pode se expandir graças aos instrumentos tecnológicos que carregamos para todo lado; conservam dados na memória, fazem cálculos, nos possibilitam o acesso a uma miríade de informações reunidas na rede, mas afasta o homem da velha mania de escrever com a canetinha de sua preferência, o afasta dos cálculos matemáticos puxados pelo cérebro, a prática do pensar se torna inviável, a percepção estagna e o torna subserviente e escravo da tecnologia.

A tecnologia tem as suas vantagens e desvantagens. Andy Clark, da Universidade de Edimburgo: “possuímos uma mente elástica, que usa as tecnologias para expandir as suas capacidades”. Concordas ou não? A tecnologia torna o homem escravo da máquina? Verdade ou mentira? Surgem indagações interessantes: “ainda sabemos fazer contas a mão, como nos tempos escolares? Hoje as calculadoras fazem parte de celulares e Iphones. E a raiz quadrada só pela calculadora ou serás capaz de extraí-la pelo modo convencional? São indagações que merecem salutares respostas. A tecnologia por enquanto está à disposição dos abonados e de quem tem dinheiro sobrando. Não diríamos que a tecnologia transformará seus derivados em produtos supérfluos, mas a mente humana em determinadas ações poderá ser alcunhada com esta sinonímia. Os livros impressos acabarão no lixo, substituídos pelos e-books (livros eletrônicos) Uma nova versão do Kindle da Amazon já possui 1.500 livros digitalizados. No mundo todo, vários jornais e revistas já apresentam suas versões digitais e algumas publicações não existem mais em versão papel. A sede pode secar o pote, ou o pote pode quebrar-se sem o seu melhor conteúdo, ou o mais adaptável. Mesmo diante de tantas tecnologias o homem não foi capaz de colocar suas invenções no rol das infalíveis, no écran e no rol de tantas tecnologias o homem pode se tornar escravo dela e vice-versa.

Os próximos mecanismos de busca poderão trabalhar a partir de sons, imagens, vídeos entre outros. A busca direcionada como a Midomi, que na realidade é um buscador musical, Tineye; busca fotografias, identificando a imagem e o Yovisto para vídeos educativos. A busca contínua nos oferece conecção de forma permanente e acesso a todas as informações de rede. E os tecnólogos, os cientistas ainda fazem charminho dizendo: “Adeus, mapas de rua, chegou o GPS, inserido num relógio de pulso, como o W200, criado pela Glacier Computer. Estão inovando demais e já planejam portas USB diretamente conectados ao cérebro. Este invento vai ouvir e gravar tantas asneiras e deveria vir acoplado a um gravador dimensionador com ondas para podermos analisar ouvindo as conversas de políticos desonestos. Ficamos a imaginar e pensando como ficará a vida do sertanejo audaz que debaixo de sol e chuva desperdiçando suor e lágrimas para obter uma boa colheita.

Que esta tecnologia não se limite somente ao campo das facilitações cerebrais, mas que seu uso seja holístico buscando melhoria para populações das grandes metrópoles e de populações ribeirinhas. Que se inventa uma tecnologia que busque implantar a paz, o amor, o perdão na consciência humana. Que não sejam usadas em guerras assassinas e para disseminação de vírus com intuito de provocar doenças e proporcionar lucro a entidades maldosas que usam a desgraça alheia para faturar bilhões. Que este tecnologia seja usada em prol da cura de doenças oportunistas como Câncer, AIDS, e outras incuráveis que continuam ceifando vidas. O bem para o bem. O bem jamais poderá ter efeitos maléficos. Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIRCE

No comments:

Post a Comment