TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Wednesday, April 21, 2010

LIBERDADE, LIBERDADE! Docº 99 - 2010

LIBERDADE, LIBERDADE! Docº 99 - 2010
O GRUPO GUARARAPES REPASSA O DISCURSO DO GEN. TORRES DE MELO PELA OPORTUNIDADE DO MESMO. VAMOS DEFENDER A

LIBERDADE.

A INSTITUIÇÃO – A MAÇONARIA - abraça a trilogia – liberdade - igualdade e fraternidade. A liberdade, parece-nos, vem em primeiro lugar, pois sem liberdade não poderá haver igualdade nem fraternidade.

Quando não há LIBERDADE, surge a desigualdade no tratamento, pois os donos do Poder se julgam os únicos donos da VERDADE ÚNICA, que é o maior símbolo do descalabro das ditaduras. Os campos de concentração e os Gulags são os símbolos da falta de LIBERDADE. Não podemos esquecer o que diz KOLAKOWSKI: “a igualdade perfeita só pode ser imaginada num sistema de extremo despotismo, mas o despotismo em si pressupõe a desigualdade”... A sociedade igualitária, em todos os seus sentidos, não existirá nunca”. Já se falou que a igualdade se encontra perfeita no inferno, onde todos estão sendo fritos nas chamas do fogo eterno.

Como se entender a fraternidade sem a liberdade. A fraternidade só existe quando o amor floresce. Nas sociedades de uma única verdade não há fraternidade e sim, a prisão das consciências. Confirmando a nossa assertiva Giordono Bruno escreveu com maestria: “para aqueles que governam, as idéias são perigosas e ameaçam derrubar os tronos”. É por isso que os ditadores odeiam as idéias.

A liberdade é tão gostosa que é usada pelos demagogos para a conquista do Poder. Eles enganam, mentem e prometem um paraíso. Após se apossarem do Poder, acabam com a liberdade. Vejam as ditaduras do século XX, etc. Milhões de mortos para que se acreditasse na perfeição da raça ou na verdade do comunismo.

O mundo sem a liberdade é um mundo onde a hipocrisia domina. A guilhotina, os paredons, as baionetas, os gulags, os campos de concentração, os tribunais de exceção se assentam na burocracia do estado. A burocracia do estado se sustenta no controle da informação e na capacidade da corrupção. Os DAS representam a burocracia governamental e do Partido.

Liberdade sem responsabilidade significa o caos, o abismo. Epicteto escreveu; “liberdade não é o direito ou a capacidade de fazer o que se quer”. Não significa que podemos sair matando em nome da liberdade. As revoluções são produtos da busca das falsas liberdades. Normalmente, nas revoluções, pregam-se a igualdade e a fraternidade e mata-se em nome da liberdade. O resultado das revoluções, normalmente termina com a implantação das ditaduras.

Para se defender a liberdade há de se compreender a grandeza do pensamento. Para pensar é preciso ler. “Quem não lê, mal fala, mal ouve e mal vê”, como disse Malba Tahan. A riqueza do homem, portanto, não se encontra no bolso e, sim, na inteligência. A razão do ditador cortar a cabeça dos que pensam é que eles são inteligentes.. O homem vale pelo saber e a liberdade é escrava do saber.
A busca da liberdade é uma eterna luta contra a infelicidade da escravidão. Há escravidão física, a escravidão do pensamento e a escravidão do direito de ir e vir.
Da primeira já falamos. Além dos gulags e dos campos de concentração, há a escravidão da miséria, que humilha o homem. Já a escravidão do pensamento é mais profunda. Esta escravidão pode ser bem caracterizada quando se tenta impor uma única verdade. É mais cruel do que a escravidão física, pois é a prisão da alma. Diógenes escreveu: “só a liberdade interior é que conta”. Quando se perde a alma deixou-se de ser um filho de Deus, para se tornar um simples animal irracional. E o direito de ir e vir? O maior símbolo da perda deste direito, no século XX, foi a existência do muro de Berlim. Famílias divididas e mães que choravam a saudade dos filhos.

Quando se perde a liberdade se é governado pelo ódio dos medíocres. Como são tristes e escuros os períodos dos TORQUEMADAS, dos HITLER, dos STALIN, dos FIDEL e dos MAO. Já li em algum lugar o seguinte: “como é belo o mundo e como são horríveis os labirintos”. O mundo é a luz da inteligência, filha da liberdade, e a escuridão é a mesquinhez da mediocridade. Santo Agostinho nos deixou escrito: “o ódio não corrige, não atrai, não leva o homem a Deus”. O século XX foi um século de ÓDIO, pois perdemos a LIBERDADE. O século XXI ainda tem resquícios de ÓDIO e ainda se adoram medíocres. Os medíocres estão por ai no nosso Brasil.

Onde há liberdade, não se queimam livros e não se matam homens. Onde há liberdade respira-se o ar puro da ORDEM E DO PROGRESSO. Onde há liberdade valoriza-se o homem e onde predominam as prisões alardeia-se o social, a grandeza das massas inconscientes. Nas ditaduras do século XX tínhamos a valorização das massas e a infelicidade do homem.

A liberdade é irmã gêmea da verdade. Não há liberdade onde predomina a MENTIRA. “A verdade é a fortaleza dos inocentes” como disse Igor Pfeifer. Já a liberdade é o oxigênio da vida. A sociedade que aceita a mentira e não enaltece a verdade morrerá por falta do oxigênio da LIBERDADE.

Não podemos esquecer que: SEM LIBERDADE não haverá IGUALDADE NEM FRATERNIDADE e precisamos não olvidar que se buscando a igualdade em todos os seus sentidos perderemos a LIBERDADE.
A LIBERDADE é o ar que permite a IGUALDADE de oportunidades e FRATERNIDADE com AMOR.


ACADÊMICO FRANCISCO BATISTA TORRES DE MELO
CADEIRA 33
24 DE AGOSTO DE 2009

Dia 19 de Novembro de 2009.

TERMINOU O MEU MANDATO COMO PRESIDENTE DA ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DO ESTADO DO CEARÁ. FOI REALIZADO O LANÇAMENTO DO Nº1 DA REVISTA DA ACADEMIA.

ESCREVI ESTE ARTIGO QUE SE ENCONTRA PUBLICADO NAS PÁGINAS 39,40 E 41. A LIBERDADE É INIMIGA DA MENTIRA. ONDE SE MENTE MEDRA A DISCÓRDIA E FALSIDADE.
VIVA A LUZ E MORTE À ESCURIDÃO.

GENERAL TORRES DE MELO

A existência do PNDH – 3, A COMISSÃO DA VERDADE, OS QUE SE DIZEM DEMOCRATAS E APOIAM OS TERRORISTAS E AS DITADURAS PELO MUNDO AFORA NÃO ESTÃO QUERENDO DESTRUIR A NOSSA LIBERDADE, SALVA EM 1964?
SERÁ QUE A MENTIRA, O MAIOR CANCRO DAS DITADURAS, NÃO JÁ SE INSTALOU NO BRASIL?
O AMOR AOS HERÓIS ESTRANGEIROS, QUE MATARAM PELO MUNDO AFORA, ESQUECENDO-SE A NOSSA QUERIDA E BELA HISTÓRIA NÃO É UM TRABALHO DE DESTRUIÇÃO DO NOSSO BRASIL?

NÃO VOTE EM MENTIROSO(a), EM QUEM É APOIADO POR CORRUPTO. É UM DEVER CÍVICO.

REPASSEM, POR FAVOR!

No comments:

Post a Comment