TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Saturday, July 10, 2010

O QUE SE ESCREVE COM A LETRA P

O QUE SE ESCREVE COM A LETRA P


Podemos escrever lindas palavras com esta letra, bem como palavras geênicas e de preocupação para muitas pessoas. Pecado é compartilhar com o mal. Apesar das benesses divinas, o homem possuidor do livre-arbítrio, da inteligência e do instinto, pela imperfeição, em sua maioria só pende para o mal. Entrando no mérito da questão iniciamos o que se escreve com a letra p com a palavra paciência. A paciência não é vitral gracioso para as suas horas de lazer. É amparo destinado aos obstáculos. Palavra que deriva do latim patientia tem como sinonímia a qualidade do paciente, a virtude que consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, sem queixas e com resignação. Perseverança tranquila, conformação abúlica e indolente; pachorra. Entretenimento que consiste em reunir as peças separadas de um mosaico para formar uma figura.


Passatempo para uma só pessoa, no qual se fazem diferentes combinações com cartas de baralho, seguindo determinadas regras. Na botânica refere-se à planta da família das poligonáceas, ou seja, a rumex patientia, assim como, designa a conformação e resignação. A verdadeira paciência é sempre uma exteriorização da alma que realizou muito amor em si mesmo, para dá-lo a outrem, na exemplificação. A paciência é o mais precioso ornamento do coração materno. Paciência é esperança operosa. A caridade também é um viés da paciência e traduz obstinação pacífica na obra que nos propomos realizar. A paciência é o poder que nos traz o reino da felicidade. Há pessoas que sabem todas as capitais do mundo, todos os limites geográficos e, no entanto, não sabe amar sem fronteiras. Pacto é uma palavra que nos leva a refletir sobre o fato de o homem ficar, às vezes, na dependência dos Espíritos inferiores.


Nascendo daí uma possibilidade de se entregar aos meus pensamentos que estes lhe sugerem e não de estipulações quaisquer que com eles faça. O pacto, no sentido vulgar do termo, é uma alegoria representativa da simpatia existente entre um indivíduo de natureza má e os Espíritos malfazejos. Deriva do latim pactu refere-se ao ajuste, contrato e convenção, bem como a Constituição pela qual se regem certos Estados confederados, exemplificando a Suíça. Pode ser também um contrato acessório ou um pacto de sangue, aquele em que os pactuantes dão em si mesmos um corte e fazem, depois, que se lhes misturem os sangues, em penhor do cumprimento do pacto; juramento de sangue.

Como os senhores devem ter notado essa matéria tem um cunho de colocar a disposição de algumas pessoas a origem da palavra, bem como o seu significado. “Dizem que nada se cria, mas tudo se copia”, no entanto, aqui queremos inserir como fonte de pesquisa o dicionário Aurélio e o livro, Espiritismo de A/a/Z da Federação Espírita Brasileira (FEB) que nos tem dado muito respaldo para que possamos ilustrar nossas aposições intelectuais e uma forma de colorir a nossa literatura. Padecimento ou padecimentos são corretivos benditos aos erros perpetrados, às transgressões das Leis Divinas e terrestres. Servir aos outros e amar são os padrões éticos que lá no mundo etéreo prevalecem, num grau muito mais elevado do que aqui. Deixamos a aceitação ou não dessa sinonímia a disposição de cada um que leia essa matéria.


O que representa um pai para você? Pai refere-se a paterno ou paternidade. Os pais são os construtores da vida, porém, os médiuns dela, plasmando-a sob a divina diretriz do Senhor. Os pais humanos têm de serem os primeiros mentores da criatura. Neimar de Barros essa grande figura humana nos transmite belos exemplos de vida. Os pais da terra não são criadores, são zeladores das almas, que Deus lhes confia no sagrado instituto da família. A palavra pai deriva do latim pater, padre, “pade e pae”. Homem que deu ser a outro; homem que tem um ou mais filhos; genitor, progenitor. Aquele que exerce as funções de pai sendo também o animal do sexo masculino que gerou outro. Designação bíblica da divindade, com relação a toda a criação, esp. ao homem. Tratamento que certos fiéis dão aos padres. Criador, fundador, instituidor (de uma doutrina, uma escola artística ou científica, uma instituição). Benfeitor, protetor, causador, gerador; causa motivo, origem, aquele que concebe, imagina; autor. Podemos aquilatar outras nuanças em que se afere a essa palavra tão importante para o ciclo familiar.


Na religião católica, a primeira pessoa da Santíssima Trindade, bem como o tratamento afetuoso que se dava aos escravos de idade avançada, muitos cognomes são usados associados à palavra pai, tais como: Pai Maior, pai da criança, pai nobre e o pai da aviação etc. Encerrando essa matéria iremos nos reportar sobre o Perispírito que é a alma imortal responsável pela vida após a morte. Perispírito é o laço que prende o corpo ao Espírito, é uma espécie de envoltório semimaterial. A morte é a destruição do invólucro mais grosseiro, a carne. O Espírito conserva o segundo, que lhe constitui um corpo etéreo, invisível para nós no estado norma, porém que pode tornar-se acidentalmente visível e mesmo tangível, como sucede no fenômeno das aparições. Nesse caso o perispírito utilizaria uma substância material o ectoplasma para se materializar e tornar-se visível.

Na estagnação biológica o perispírito se libera do corpo sem vida e passa a condição de princípio inteligente que habita o universo. O perispírito é o invólucro invisível, intangível e imponderável, o laço fluídico, que religa o espírito ao corpo e que acompanha o primeiro, após a morte terrena, e lhe serve de novo corpo na reencarnação. É o invólucro fluídico, vaporoso, quintessenciado, semimaterial, do Espírito, com flexibilidade e expansibilidade. Sem o corpo fluídico não haveria vida. É o laço intermediário entre o Espírito e o corpo. Costumeiramente nominamos o espírito encarnado de alma que na realidade são todos os seres humanos, mas é bom que se frise que todo ser vivo é dotado de um Espírito. Sendo o do homem mais evoluído que as demais espécies que estão ainda num estágio pouco avançado. Num mundo de provas e expiações a materialidade exarcebado é um atraso para a evolução do nosso espírito.


Por isso, nós devemos viver deforma que as coisas que você faz e toca fiquem para sempre como mensagens de amor! “Tenho a certeza de que a caridade triunfará, um dia, da violência, do egoísmo e do dinheiro. Tenho a certeza de que há de vir um dia em que não haverá mais carestias, injúrias e guerras; mais crianças sem amor, velhos sem lar; um dia em que todos os que viverem, - terão o direito de viver...” (Raoul Follereau). Nessa ocasião estaremos terminando o ciclo do mundo de provas e expiações e ingressando no mundo de regeneração. A FEB (Federação Espírita Brasileira) nos colocar a par de muitas nuanças aqui enunciadas. Quando fizermos mutirão de amor, o egoísmo se desintegrará, pois a maior prova é a participação. O mundo sem amor será um mundo sem felicidade, onde predominará a violência, a miséria, o egoísmo e a caridade estará ausente.


É preciso que unamos fraternidade e caridade num elo fortalecido totalmente pela fé, em consequência de todo esse aparato recrudescerá o amor no coração de todos os humanos. O arrependimento é o remédio que corta as doenças mais graves do ser humano, mas pela imperfeição o humano sente vergonha de se arrepender. Essas nuanças positivas lançadas nessa matéria formam o cotidiano de nossas vidas, mas só seremos felizes se realmente amarmos nossos semelhantes sem discriminação de nenhum matiz. Com a letra “P” também se escreve ponto final. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE- DA UBT – DA AOUVIRCE E DA AVESP

No comments:

Post a Comment