TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Wednesday, November 9, 2011

TUDO PASSA E NADA MUDA


TUDO PASSA E NADA MUDA

“Se o estilo é o homem, todo livro é um problema psicológico digno de estudo, e, se a curiosidade estética não se satisfaz a teoria científica do espírito sempre aproveita com seu exame”. (Capistrano de Abreu).

Existe uma sentença literária de que tudo passa, mas estamos vivenciando um contra ponto contrariando a sentença epigrafada. Se tudo passa, porque a corrupção horrenda que toma conta do Brasil não passa? Falta de punição ou impunidade política, acomodação, inversão de valores, falta de ética, enriquecimento ilícito, egoísmo, lavagem de dinheiro, ações daninhas de políticos? Esses aspectos são primordiais que levam o homem a doentia vontade de ganhar dinheiro fácil, usando diversas artimanhas cujo viés, é o dinheiro público. Temos presidente, ministros, senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e prefeitos e qual a razão que esse rol de autoridades não luta pela exterminação da corrupção. Um aspecto hilário, e constante, é que, o corrupto sendo ministro, pede demissão do cargo, no entanto, não reembolsa os cofres públicos, e não são presos, ou punidos. Da mesma forma acontece com as demais autoridades aqui enumeradas.

É triste sabermos que apenas pobres e pretos são punidos. A corrupção já está inserida em todos os aspectos políticos, sociais e culturais do País. Infelizmente! Podemos afirmar que estamos inseridos na decadência intelectual dos tempos modernos. A família tem sofrido as consequências da violência exacerbada que tomou conta da população brasileira. Nos tempos ominosos (agourento e nefasto) da atualidade em que pareceram falecer todos os sonhos nobilitantes dos anseios humanos, temos a considerar como fator ponderável o desvio da mulher da sua missão evangelizadora de missionária, de companheira e de mãe, determinando o estado caótico da sociedade moderna. (Chico Xavier). A conotação do grande Chico tem razão de ser, pois a mulher competindo com o homem, o cuidado com a criação, e a educação dos filhos ficou prejudicada.

É vero que o trabalho dignifica tanto o homem como a mulher, mas criou uma responsabilidade bem mais importante na criação e educação dos filhos, principalmente se os mesmos são recém-nascidos, crianças, ou mesmo, adolescentes. É justo que a família seja bem aquinhoada e que o trabalho seja o ponto forte para coesão das mesmas. Infelizmente homens e mulheres que trabalham e são casadas os entreveros acontecem com constância, e muitas vezes a separação acontece. A estatística tem sido mais aparente quando a mulher começou a evoluir socialmente. A mídia mostra com todas as nuanças o que acontece de Norte a Sul, de Leste a Oeste, mas lamentamos que os fatos mais noticiados sejam os desagradáveis. No estado do Ceará a cada mês, oito adolescentes somem de casa. Em média, oito adolescentes desapareceram da casa dos pais de janeiro a setembro deste ano, no Ceará, de acordo com a Dececa.

A maioria dos desaparecidos é de meninas de 12 a 14 anos. O perigo está nos aliciadores, que se aproveitam de conflitos familiares. No ano de 2011, em média, oito adolescentes desapareceram por mês no estado. O recado, deixado na mesa da sala, falava de mágoa e de situações que ela “não aguenta mais”. Aos 13 anos, ganhou o mundo em busca de uma liberdade cheia de riscos. Para trás, deixou a rotina comum a adolescente da idade dela e a angústia da família. São esses aspectos que acontecem normalmente quando as meninas resolvem abandonar seus lares. A história da Jovem “Ana Cláudia Carvalho Victor”, que desapareceu de maneira misteriosa, suscitou a preocupação de muitos outros pais. “Ela retornou para casa dias depois, mas a incidência de casos semelhantes vem chamando a atenção de profissionais da área”.

Bebê desaparecido no Piauí é encontrado no Montese. A mãe da criança teria entregado o bebê a um casal em troca de R$ 70, e uma cesta básica. A menina de dois meses foi encontrada em um apartamento no bairro Montese, em Fortaleza.  O bebê embarca hoje para o Piauí. A criança será levada para o juizado da Infância e da Juventude de Teresina. É o Juiz quem vai decidir seu destino: se será encaminhada para adoção legal ou se voltará para a mãe ou outro familiar. Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), Tribunal de Contas da União aponta irregularidades e sugere paralisação de 26 obras. Relatório sobre 230 obras federais foi entregue dia 08/11/2011/ à presidência do Senado e aponta erros graves em 190.

O número é escandaloso e, mesmo que seja ainda um relatório inicial, mercê do governo uma apreciação criteriosa. Afinal, é o dinheiro público que está em jogo e cuidar dele deve ser obrigação de todos os governantes. Ministro do Trabalho é mal educado. Lupi vai à bancada e diz que só deixa cargo “abatido a bala”. Sob Ataques, inclusive dentro do PDT, ministro afirma-se inocente e consegue manifesto de apoio à sua permanência de deputados e senadores. Procurador – geral da República confirma que nada há contra ele, até agora. Se ele quer ser abatido a bala para sair do cargo, é dar um subidinha em algumas favelas do Rio de Janeiro. Carlos Lupi joga todo peso de presidente nacional do PDT, mesmo licenciado, para trazer a representação parlamentar do partido para seu lado. Apesar do gesto formal de apoio que obteve, parece enfrentar dificuldades internas. Fiocruz – Estudo sobre usuários de drogas.

Pesquisa mapeia 300 pontos de crack em Fortaleza. As cenas de uso público do crack foram mapeadas por uma pesquisa que vai definir o perfil do usuário da droga na capital. No submundo de quem fuma crack nas ruas, estão jovens que catam sobras da droga na Avenida Beira Mar e meninos que trocam comida por uma pedra de crack. É triste e lamentável a atitude dessas crianças. O usuário de crack que está na rua costuma ser encarado com olhar de medo ou de nojo. A proposta desta série é que ela seja visto como alguém que precisa ser assistido pelo poder público. Como qualquer outro usuário da droga, tem direito a receber tratamento para tentar superar o vício. Impasse no Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o escândalo dos banheiros. Filho de Teodorico quer barrar voto de Soraia. Investigado no escândalo, Thiago Menezes alega que a conselheira Soraia Victor é inimiga de seu pai, Teodorico Menezes, que se afastou da presidência do TCE após ter nome envolvido nas denúncias. Impasse continua, e tem que ser resolvido logo, para não cair no esquecimento. Em 2012, cientistas decidirão se estabelecem um novo período geológico na história da Terra, o Antropoceno, a idade dos impactos ambientais. Os geólogos querem dar um cartão amarelo à civilização. Vamos esperar para ver o que acontece. Lula diz: “Eu já sabia. Meu irmão Jaime teve câncer na garganta”. Numa postura positiva ELE DIZ QUE: “Vou poder desfilar pelas- Gaviões da Fiel, no carnaval?”. “Visualize sempre uma luz guiando o seu destino, mesmo quando tudo se lhe apresente difícil e insolúvel.” Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES – MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AVSPE- DA AOUVIRCE- DA UBT E DA ACE


No comments:

Post a Comment