TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Tuesday, June 14, 2011

A PSICOSFERA BRASILEIRA

A PSICOSFERA BRASILEIRA

“No desempenho dos deveres cristãos, não aguarde recursos externos para cumpri-los. O melhor patrimônio que você pode dar às boas obras é o seu próprio coração”. (André Luiz).

Devemos sempre lembrar que o amor se concretiza em boas obras. Praticar o bem sempre, e de maneira gentil, generosa e desprendida, sem nada cobrar e sem nada esperar em troca, nem sequer a gratidão, que é algo sublime que fortalece os bons corações. Pairam no ar sensações deletérias e um fortalecimento trivial de energias negativas, que tomam conta do ser humano em todos os aspectos. O comportamento humano tem se desnivelado com certa rapidez apavorando os mais acomodados e os menos sensíveis. Uma nuvem negra e tenebrosa envolve a sociedade brasileira e a preocupação com a vida é constante.
É possível que, ainda hoje, que te encontres perante uma destas situações. Antes de agir, lembra que felicidade ou sofrimento resultarão da tua livre opção. O livre - arbítrio tem levado o homem à beira do abismo, e ao caminho da perdição. Não pensamos mais nos menos aquinhoados, nos miseráveis, nos meninos de rua, nas crianças que se prostituem em troca do oxi e do crack malditos. Dos pedintes, dos que passam fome e sede, dos estropiados, dos sem tetos, pois os nossos corações reverteram à bondade em orgulho próprio e só pensamos exclusivamente no nosso bem estar, e num estilo de vida assoberbado de rutilâncias, prazeres infinitos, enquanto as ações saneadoras são tosadas e expelidas ao lixo da ignorância e da rispidez humana.
Como está difícil vislumbrarmos o sorriso de uma criança, a alegria no rosto de um idoso, um brasiliano alegre e feliz. O escolho nos ronda, o esfacelamento permeia a política brasileira, as ações luzidias se escasseiam, entretanto, a ambição, o egoísmo, o enriquecimento ilícito está em alta sem distinção de classes sociais, visto que, o homem aderiu ao ego e esqueceu de que a vida é medianeira de ações beneméritas, cujo viés é o próximo. O próximo não pode ser esquecido, ele será sempre nosso aliado, mas devemos ter em mente que a etiologia será a epístola para sabermos lidar com os que estão ao nosso derredor.
O homem deve se eximir de ideias negativas, pois ninguém saúda um amigo com as mãos sujas de lama. Devemos estar atentos para os aspectos luminosos e fraternos da vida, visto que, quem só observa a sombra acaba retido na escuridão. E como tem gente imersa nessa escuridão. “Diz o velho jargão: “Enquanto há vida, existe esperança”, a Esperança é a última que morre”, então só nos resta acumpliciarmos a esperança e rogar ao Mestre dos Mestres que nos oriente a praticar o bem sempre, e voltarmos a olhar o próximo como irmão, se isso não acontecer estaremos contribuindo para o tsunami da violência, da corrupção, do tráfico, do proveito próprio, do enriquecimento ilícito, e exterminando o bom da Psicologia social, no tocante a inserção no meio enobrecedor de atitudes louçãs. A consequência será uma forma de canga que nos encaminhará a um fim trágico e sem proporções.  Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE- DA AVSPE


No comments:

Post a Comment