TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Wednesday, August 3, 2011

NO DESENROLAR DA VIDA

NO DESENROLAR DA VIDA

“A alma é uma lamparina cuja luz é firme, porque ela queima em um lugar onde nenhum vento sopra”. (Bhagavad Gita).

Tem muitas autoridades precisando meditar, e elevar a alma para executar relevantes serviços voltados para a sociedade humana. O mundo passa por momentos difíceis pela exacerbação do orgulho, da intolerância e da inveja, mas o mais cruel de tudo é a ambição pelo patrimônio público, cujo viés está direcionado para os impostos pagos pela população. A riqueza é o ponto primordial, mas esquecem de que a labuta do trabalho honesto leva-as as raias da dignidade, no entanto querem almejar a riqueza sem se importarem com o “Modus Operandis” para saciar seus instintos bestiais. Dizem que o presente não existe: é um ponto entre a ilusão e a saudade. Será? Temos debatido constantemente os acontecimentos cruéis das autoridades com a subtração do dinheiro público em benefício próprio, mas nos parece que essa ação maligna já se transformou em coisas banais, visto que as penalizações não existem e as ações daninhas continuam a todo vapor.

Os que assim procedem não encontram pedras de tropeços pelo caminho e suas ações são facilitadas pelos escaninhos do mal. Fatos são relatados, acontecimentos noticiados, mas a teimosia, o vício não se separa dos afanadores do patrimônio público, enquanto isso, o povo continua sofrendo com os aumentos exacerbados do dia a dia. O objetivo de superioridade pode tomar uma direção tanto positiva quanto negativa. Quando o homem inclui preocupações sociais e interesse pelo bem-estar dos outros, desenvolve-se numa direção construtiva e saudável, mas quando o direcionamento é contraditório torna-se uma perversão neurótica podendo causar uma falta de interesse social. Normalmente não conseguem dar o reconhecimento e a satisfação pessoal que todos almejam e o reconhecimento morre no nascedouro. É nesse sentido que caminha a política brasileira.

Senão vejamos: “Iraniano condenado a 128 anos de prisão”. Farhad Marvizi e sua mulher foram-sentenciados nos crimes de lavagem e evasão de divisas. Considerado perigoso mesmo estando preso, ele foi transferido em sigilo para a penitenciaria de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Mesmo condenado a 128 anos, Farhad Marvizi não cumprirá mais do que 30 anos de pena, que é o máximo determinado pela legislação brasileira. Mesmo que receba condenações por outros crimes que lhe são imputados, as penas deverão ser unificadas para o limite permitido. Marvizi é naturalizado brasileiro. Policiais civis ameaçam parar 100%. Governa bloqueia salário de policiais e gera reação da categoria. Decisão pela greve geral será tomada em assembleia.

Parece até que o nosso governador transformou-se de uma hora para outra num tremendo ditador. Será que os que fazem a Segurança Pública do Estado não podem fazer greve reivindicando melhores condições de trabalho e salários? Todos que trabalham em prol do social em nosso Estado são miseravelmente remunerados. Como pode o governador ter uma serviço social a altura as vésperas de uma Copa do Mundo de Futebol, se a referida autoridade não dá a mínima para resolver os problemas gravíssimos que enfrenta o social cearense. Aumento de salários só para a cúpula e para os políticos. Isso é uma vergonha. Trânsito – A ditadura do “a vida é minha!”. Depois da autoescola, as ruas apontam o desafio real: prudência e cidadania precisam sobrepor a pressa, a fiscalização ausente e a legislação omissa.

O que diz o sociólogo, o engenheiro e os usuários sobre o dia a dia do tráfego. Segurança. O primeiro objetivo da coletividade é também a última lembrança quando a pressa fala alto. O tráfego das grandes cidades cutuca, estressa, atrasa. Cortadas rápidas, desrespeitos anônimos e infrações de trânsito ocupam o espaço da calma e da boa vizinhança. A legislação bem podia ajudar. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi elaborado há 14 anos, em 1997, não prevê artigos específicos às motocicletas. Pudera a realidade das cidades grandes à época era outra. Conforme o engenheiro civil e mestre em transporte, Creso de Franco Peixoto, mesmo omissa a redação inicial da lei previa menção à moto, vetada em seguida. A moto deve trafegar como carro.

O espaço está ali para evitar batidas laterais. Na real são esses problemas cruciais que preocupam os perdestes e até motoristas, além do mais o excesso de semáforos é outro ponto crucial para desafogar o trânsito. As ruas interditadas por obras intermináveis é outro empecilho, ademais a imensa buraqueira que tomou conta da cidade. Um estudo mais apurado e a conscientização de motoristas e pedestres devem ser bem visto. O excesso de placas de estacionamento proibido e a famosa zona azul são outros entraves. Construções de largas avenidas é ponto primordial é não dever ser descartado, bem como a construção imediata de vários viadutos. Só assim se resolve o problema do trânsito em Fortaleza. No marasmo em que se encontra a AMC (Autarquia de Trânsito) que nem efetivo tem e o que tem só é usado para multar complica ainda mais a situação.

Volta às aulas vira provocação. A hora de deixar os filhos no colégio aumenta o estresse no trânsito. A volta às aulas pede atenção às regras. Desde 2002, o programa Travessia Cidadã, da AMC, formou 638 monitores de 108 instituições para ajudar a organizar o trânsito, como nas sempre conturbadas portas das escolas. Entretanto, sem a conscientização de cada pessoa, qualquer programa cai no vazio.    PM – 155 pessoas são presas em operação. Operação “Força Máxima” da Polícia Militar teve ações nos 184 municípios do Estrado. O trabalho visou o combate à criminalidade. Depois de identificados alguns índices de criminalidade no Estado, mesmo com um contingente reduzido, a Polícia Militar, realizou uma operação que resultou na prisão de mais de 150 pessoas e retirou de circulação mais de 40 armas de fogo. A ação visou combater o tráfico de drogas.  .ALEITAMENTO MATERNO – Ministério lança Guia dos Direitos das Gestantes e do Bebê. Com ilustrações de Ziraldo, o guia destaca os benefício do aleitamento materno. A amamentação só alcança 41% dos bebês do País. Fonte: (Jornal o Povo de Fortaleza).

De vez em quando o governo surge com um programa social em benefício da população, mas infelizmente o programa não atingirá 100% do seu objetivo. Infelizmente! Uma lembrança: “Que somos seres imperfeitos, isso é vero”. O que não podemos deixar é que nos acostumemos com os erros, sem que haja um esforço de melhoramento. Não devemos deixar que palavras de amor, de solidariedade, de fraternidade sejam esquecidas simplesmente porque não nos esforçamos para aniquilar o egoísmo nosso de cada dia, a inveja entranhada em nosso ego e o orgulho exacerbado. Esse conselho serve para todos, inclusive a nossa classe de políticos. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIRCE- DA AVSPE- DA UBT E DA ACE

No comments:

Post a Comment