TOP BLOG

TOP BLOG
PRÊMIO 2011

ULTRAGÁZ

ULTRAGÁZ
ULTRAGAZ

DIPLOMA DE HONOR

DIPLOMA DE HONOR
EXCELENCIA POESÍA

Monday, August 15, 2011

A PATINHA FEIA


A PATINHA FEIA

Eis que senão quando, surge em meio a uma das mais importantes lagoas de Fortaleza, bastante poluída, uma ave de cor avermelhada chamando atenção de muitos banhistas que apreciavam o local. A gurizada peralta começou a gritar em altos brados: ”Que patinha feia”! Uma cena inusitada, pois jamais alguém do local tinha visto uma patinha de cor tão avermelhada, e estranhava-se o fato das duas letras em destaque no dorso da avezinha cintilando na presença da luz solar, formando uma sigla bastante conhecida na política brasileira, PT. Parece mentira, mas não é. Por incrível que pareça, a cena coincide com uma matéria publicada na revista “Isto É”, de nº. 2.178/de 10/08/2011, atribuída ao jornalista Alan Rodrigues.

Na realidade a matéria em alusão tem como titularização: “A vitória da “Patinha Feia”. A descrição jornalística vem respaldada com nuanças petistas, fazendo com que, a patinha feia, se mostre preocupada com os destinos do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições para o cargo de prefeito da cidade alencarina. Na visão do jornalista, investimentos, recursos públicos aqueceram a economia de Fortaleza e a renda média da população cresceu mais de 50%. Seria uma bela e exótica verdade se as enunciações refletissem a realidade fortalezense. Luizianne Lins, jamais poderá ser considerada vitoriosa, visto que, a sua administração somente agradou aos doentes aficionados do Partido dos Trabalhadores.

Ás vésperas de o PT decidir se acaba ou não com as prévias, a prefeita de Fortaleza, mostra como a democracia partidária pode trazer resultados positivos. Em um de seus projetos mais importantes o /CUCA (Centro Urbano da Criança e do Adolescente) situado na Barra do Ceará, ela homenageou um dos maiores terroristas do mundo, responsável pelo extermínio de mais de 200 milhões de seres humanos, o médico Che Guevara. Quanto à intervenção de Lula e seus cupinchas para a não candidatura de nenhum membro do PT para a Prefeitura de Fortaleza, pode até ser verdade, mas jamais o ex-presidente iria perder uma grande chance de angariar votos para fortalecimento de seu partido.
Na campanha de reeleição para a Prefeitura de Fortaleza, ela prometeu entregar o Hospital da Mulher, a barca virou e ainda hoje o hospital não foi concluído. As ruas esburacadas de Fortaleza e da periferia mostram o descaso da prefeita para com os motoristas e com os mais carentes. O viaduto do bairro Antônio Bezerra está repleto de favelados, o cenário é de miséria e de sujeira total. As invasões continuam. Na realidade são antros de maconheiros e traficantes.

As praças mais importantes de Fortaleza encontram-se abandonadas e em petição de miséria, servindo tão somente como abrigo de moradores de rua e de sem teto. Agora, as vésperas do fim de seu segundo mandato como prefeita de Fortaleza, Luizianne se prepara para um novo embate com Lula. Fortaleza sendo a quinta capital brasileira deveria estar mais bem conservada e com uma infraestrutura de causar inveja. Não coadunamos com a bela estatística publicada na revista se refletisse a realidade. O que se vê é o comércio informal crescendo a passos largos e a pirataria tomando conta do Centro da cidade. Diz o jargão popular que na mesma proporção em que cresce a população, a pobreza aumenta.

“Pura ilusão quando a prefeita se refere à classe média, e quando afirma:” A classe média odeia a prefeita, mas os pobres da cidade representam 70% do município. Fortaleza jamais teve um percentual tão elevado de miseráveis, visto que, o cearense é um povo trabalhador, odeia o ócio e não gosta de ficar parado esperando que emprego venha cair dos céus. Os cálculos não condizem com a realidade. Se 194.676 recebem o (Bolsa Família) não podemos creditar os méritos a prefeita de Fortaleza. A estatística realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) pode denotar algum deslize na apuração dos dados. Somos partidários de que não dê peixe ao homem, mas ensine-o a pescar. R$ 20,7milhões são injetados mensalmente na economia municipal pelos programas sociais.

Ficamos a meditar porque a população fortalezense reclama com muita assiduidade do social, seja educação, saúde ou segurança. Recentemente uma confusão sem precedentes colocou em guerra professores da Prefeitura com a Guarda - Municipal, os educadores reclamavam por melhores condições de trabalho e uma régia remuneração. Incrível acreditar que num écran de 70% de pobres, como afirma a prefeita tenha havido um aumento de renda média da população de 52,25%. Pode Fred?!  

Desabafo - Luizianne reage às críticas e chama Arialdo Pinho de “Moloque”.  Irritada, a prefeita disse que já questionou Cid sobre postura do secretário, que usa a Internet para atacar gestão. Secretário estadual da Casa Civil, Arialdo Pinho, tem disparado contra ela por meio da rede social Twitter informações sem “procedências”. O desabafo veio um dia após Arialdo ter comentado via Twitter, reportagem que a revista ISTO É publicou, recentemente sobre a Prefeitura de Fortaleza. “Obrigados a lerem a peça de ficção em revista semanal, servidores e terceirizados não conseguem acreditar na lavagem cerebral imposta”, escreveu o secretário no dia nove de agosto, conforme publica o jornal O POVO no seu caderno POLÍTICA de doze de agosto de 2011.

Opinião Pessoal - As constantes discussões entre a prefeita e o titular da Casa Civil têm causado um mal-estar ao governador do Estado. “Castelão com obra em dia. Metrô com obras em dia. Ruas e limpezas (da cidade de Fortaleza) são problemas da prefeita (Luizianne Lins). Minha opinião é pública, acho uma gestão desastrosa e midiática. Arrependo (-me) em ter ajudado (na campanha) e pior votado (em Luizianne).” Quem está com a razão? A matéria teria sido paga ou não? Saiba Mais: No episódio sobre a Cagece, Arialdo Pinho publicou na internet: “Existem obras da Cagece na cidade com prazo para acabar. Prefeitura: ruas esburacadas, avenidas com asfalto lastimável, obras que não acabam”.

A declaração do secretário foi rebatida pela prefeita, mas, pelos olhares de coruja da população, a buraqueira é vista como realidade. Os políticos aliados ao partido do governador tentaram um encontro conciliatório entre as duas autoridades, mas, como água e óleo não se misturam o encontro não aconteceu. Uma indagação que não quer calar: De onde teria surgido o apelido de “Patinha Feia”? Quem foi o autor da frase que fez muita gente dar belas gargalhadas? “Isto É” – Vereador diz que dados da revista foram manipulados. Para o vereador João (PSOL), os dados da matéria veiculada em favor da gestão da prefeita Luizianne Lins (PT) se referem à Região Metropolitana e não à Capital. 

Intitulada de “A vitória da patinha feia”, a reportagem da Revista Isto É afirma que a administração municipal de Fortaleza vive um bom momento, colecionando aumentos nos indicadores de desenvolvimento da Capital. Ledo engano. Marcelo Neri, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), confirmou ao jornal O Povo que os dados referem-se, de fato, à Região Metropolitana de Fortaleza. Em contra ataque, por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Fortaleza informou que as propagandas veiculadas pela gestão municipal reproduzem “literalmente as informações da FGV, publicada na revista “Isto É.”.
A reportagem da Revista mostra uma administração que na realidade não existe, a prefeitura quer tapar o sol com a peneira. Esquentou o clima política, e o nível baixou na Assembleia. “Malandro”, “pau mandado”, “molecagem barata” e “palhaçada foram alguns dos termos utilizados em atrito entre deputados estaduais, extrapolando o debate político. 

O debate entre os deputados foi motivado pelo recente escândalo dos banheiros envolvendo o Governo do Estado e as tuitadas de Arialdo Pinho que geraram resposta dura por parte da prefeita Luizianne Lins. “Arialdo Pinho) cumpre ordem do Governador Cid, do Ciro Gomes e do Ivo, os três irmãos. Alguém está se escondendo atrás do Chefe da Casa Civil”. (Eliane Novais).
“O maior escândalo aqui foi à deputada Eliana Novais. Ela é garganta de aluguel de Luizianne”. (Osmar Baquit). “(Eliane está) Seguindo orientações de uma prefeita (...) desequilibrada, (que) pode amanhecer ressacada e falar besteira”. (Perboyre Diógenes). A confusão está formada e muita lenha vai ser queimada e bastante água correrá por debaixo da ponte. “A patinha feia” está querendo aparecer de qualquer maneira, mas é bom que se frise que sua administração é mais fraca do que “caldo de bila”. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES - MEMBRO DA ACI, ACE, AOUVIR/CE, AVSPE, ALOMERCE, E DA UBT.

.

No comments:

Post a Comment